16 de novembro de 2025 - 15h00

Makhachev conquista cinturão e iguala recorde de Anderson Silva no UFC

Russo domina luta no UFC 322 e alcança 16 vitórias consecutivas, feito histórico para o MMA

LUTA
Islam Makhachev no UFC 322. - (Foto: Divulgação/UFC)

Islam Makhachev fez história na madrugada deste domingo (16), ao conquistar o cinturão dos meio-médios (até 77 kg) no UFC 322, realizado no Madison Square Garden, em Nova York. O russo venceu o australiano Jack Della Maddalena por decisão unânime dos juízes e se tornou campeão em duas categorias diferentes do UFC.

Com a vitória, Makhachev igualou a marca de 16 vitórias consecutivas no UFC, recorde que pertencia ao brasileiro Anderson Silva. Além disso, ele passou a integrar um seleto grupo de lutadores que já conquistaram dois cinturões em divisões distintas, como Conor McGregor, Daniel Cormier, Henry Cejudo, Jon Jones e o brasileiro Alex Poatan.

A luta foi marcada pelo domínio absoluto do russo. Especialista em grappling, Makhachev utilizou a estratégia de quedas e controle no solo para anular completamente o adversário, que vinha de 18 vitórias seguidas, sendo 14 delas por finalização. Durante os cinco rounds, o russo não deu chances a Maddalena e venceu com notas idênticas dos juízes: 50 a 45.

Após o combate, Makhachev celebrou a conquista: “Isso é um sonho. Toda a minha vida eu quis dois cinturões. O cinturão é tão pesado e eu gosto dele”. Ele ainda brincou, pedindo para fazer sua primeira defesa de título na Casa Branca, em 2026: “Donald Trump, vamos lá. Abram a Casa Branca. Estou indo”.

O australiano Maddalena, que havia conquistado o cinturão dos meio-médios há apenas seis meses, deixou o octógono visivelmente irritado e não concedeu entrevista após a luta.

Demais resultados do UFC 322 - Na co-luta principal da noite, Valentina Shevchenko manteve o título dos moscas femininos (até 57 kg) ao vencer Zhang Weili por decisão unânime. A luta teve pouca ação e chegou a ser vaiada pelo público. Mesmo assim, Valentina foi superior e garantiu a vitória.

Outros resultados da noite incluíram vitórias de Michael Morales por nocaute técnico, Carlos Prates e Benoit Saint Denis também por nocaute. No card preliminar, os brasileiros Gregory Rodrigues e Matheus Camilo venceram suas lutas, além de Bo Nickal e Erin Blanchfield.