Domingo de chuva intensa e ventos fortes mantém MS em alerta vermelho
Estado permanece na rota de tempestades com chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo
TEMPOO domingo (16) começou com céu nublado em Campo Grande e previsão de instabilidade ao longo do dia. Embora a capital não esteja incluída no novo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a expectativa é de mais chuva, possíveis alagamentos e transtornos. A mínima registrada é de 21°C e a máxima prevista chega a 30°C.
O Inmet emitiu um aviso de grande perigo para Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta, de nível vermelho, vale das 9h deste domingo (16) até segunda-feira (17) e prevê acumulados de chuva superiores a 100 mm em 24 horas, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. A combinação de umidade elevada e sistemas atmosféricos que atuam na região mantém o Estado na rota de tempestades fortes.
No interior, o cenário não é diferente. Em Dourados, segunda maior cidade de MS, o dia será chuvoso, com temperaturas variando entre 20°C e 30°C. Na região do Bolsão, Três Lagoas deve ter máxima de 31°C e mínima de 21°C, também sob influência da instabilidade. Já no Pantanal, Corumbá terá sol durante o dia, mas a previsão indica chuva à noite. Os termômetros oscilam entre 24°C e 37°C.
O alerta vermelho do Inmet inclui 46 municípios sul-mato-grossenses. Entre eles estão Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Com o risco de chuva intensa, o principal temor é a formação de alagamentos rápidos, queda de árvores e danos em estruturas mais frágeis. Como o aviso inclui ventos acima de 100 km/h, a recomendação é evitar áreas abertas, não se abrigar sob árvores e reforçar cuidados com veículos estacionados.