Redação O Estado de S. Paulo* | 14 de novembro de 2025 - 16h00

Ônibus atropela pessoas em ponto na Suécia e deixa mortos e feridos em Estocolmo

Veículo de dois andares atingiu passageiros em Östermalm; motorista foi detido e causa é investigada.

INTERNACIONAL
Ônibus fora de operação avançou sobre ponto em Estocolmo; autoridades confirmam mortos e feridos. - Claudio Bresciani/TT News Agency via AFP

Um ônibus de dois andares colidiu com um ponto de ônibus e atropelou um grupo de pessoas na tarde desta sexta-feira (14) em Estocolmo, capital da Suécia. As autoridades confirmaram mortos e feridos, mas ainda não divulgaram o número oficial de vítimas.

A porta-voz da região de Estocolmo, Michelle Marcher, disse à agência TT que há cinco vítimas, sendo duas gravemente feridas e encaminhadas ao hospital.

O alerta sobre o acidente foi registrado às 15h23 no horário local (11h23 em Brasília). O coletivo atingiu passageiros que aguardavam na Valhallavägen, no distrito de Östermalm, próximo ao Instituto Real de Tecnologia.

Segundo a imprensa sueca, o ônibus estava fora de operação e sem passageiros no momento da colisão. A parte dianteira do veículo ficou destruída.Número de vítimas após atropelamento em Estocolmo ainda é incerto  Foto: Henrik Montgomery/AFP

PM lamenta tragédia - Em publicação no X, o primeiro-ministro Ulf Kristersson afirmou ter recebido “a trágica notícia de que várias pessoas foram mortas e feridas em um ponto de ônibus”.
“Pessoas que talvez estivessem voltando para casa para encontrar familiares, amigos ou para desfrutar de uma noite tranquila”, escreveu, dizendo que seus pensamentos estão com as vítimas e familiares.

A porta-voz da polícia, Nadya Norton, informou que o motorista foi detido e será interrogado. A investigação preliminar trata o caso como homicídio culposo, mas todas as circunstâncias ainda serão apuradas.

“Precisamos interrogá-lo. Depois veremos se ele será liberado ou mantido sob custódia”, disse.

Testemunhas relataram um cenário de choque e desespero. À imprensa local, a enfermeira Michelle Mac Key contou que chegou ao local logo após o acidente:
“Vi pessoas mortas e feridas no chão. A princípio, pensei que fosse uma simulação. Era tão surreal. Caótico.”