Isabella Pugliese Vellani | 14 de novembro de 2025 - 16h30

Presidente da Câmara dos EUA quer aprovar 12 projetos e evitar novo shutdown

Mike Johnson diz esperar votação de pacotes de financiamento antes de janeiro e acusa democratas de usar paralisação como arma política.

EUA
Mike Johnson diz querer aprovar 12 projetos de financiamento antes de janeiro para evitar novo shutdown. - Foto: Julia Nikhinson/AFP

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, afirmou nesta sexta-feira (14) que espera aprovar 12 projetos de financiamento antes de janeiro para evitar uma nova paralisação do governo americano. A declaração foi dada em entrevista à Fox Business.

Os projetos incluem recursos para tropas, controle de tráfego aéreo e outros serviços essenciais que dependem da renovação do orçamento federal.

Risco de novo shutdown - O alerta surge diante do risco de o governo dos EUA enfrentar mais um shutdown — quando agências federais ficam sem recursos e serviços são suspensos — já no primeiro mês de 2026, caso o Congresso não aprove o pacote orçamentário.

Johnson afirmou que pretende avançar com as votações para “acabar de vez com a arma do shutdown”, acusando o líder da minoria democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, e o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, de usarem a ameaça da paralisação como instrumento político.