Chuvas danificam asfalto e rotatória da Rachid Neder passa por limpeza emergencial
Equipes da Sisep retiraram galhos e resíduos que entupiram galerias e provocaram desplacamento do asfalto; trecho será recuperado na segunda-feira, se não chover.
CHUVAS EM CGA Prefeitura de Campo Grande realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma ação emergencial de limpeza na rotatória da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel, depois que placas de asfalto se desprenderam devido à forte correnteza formada pelas chuvas de quarta e quinta-feira (12 e 13). O trabalho foi conduzido por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP).
Além da limpeza da pista, as equipes retiraram galhos e resíduos acumulados na galeria pluvial, que contribuíram para o entupimento parcial da drenagem. O trânsito chegou a ser interditado no sentido Nova Lima–Centro, mas já foi liberado. Parte da rotatória segue bloqueada até a conclusão dos reparos.
O secretário da SISEP, Marcelo Miglioli, explicou que o volume de água transbordou sobre a rotatória e atingiu a base do pavimento, causando o desplacamento do asfalto. “Interditamos ontem e hoje cedo já fizemos a limpeza. Agora dependemos da secagem da base para aplicar a nova capa asfáltica, prevista para segunda-feira (17), se não chover no fim de semana”, afirmou.
Galhos e troncos agravam risco de entupimento - Durante a limpeza, grande quantidade de galhos e troncos foi retirada das galerias. Segundo Miglioli, eventos como o desta semana se intensificam devido ao material levado pela enxurrada.
“Queremos uma cidade arborizada, mas precisamos lidar com os impactos disso. Em vendavais ou chuvas fortes, galhos e até árvores caem nos canais e comprometem a drenagem”, disse.
Miglioli informou que outras áreas da cidade também registraram danos, embora em menor escala:
Região do Noroeste/Chácara dos Poderes: obra em execução foi parcialmente afetada e a empresa responsável já foi acionada.
Rotatória próxima à Escola Hércules Maymone: danos no pavimento aguardam tempo firme para recuperação.
Projeto para drenagem aguarda recursos federais - O secretário reforçou que há um projeto estruturante para resolver definitivamente os problemas de drenagem na região da Rachid Neder. A obra, estimada em R$ 80 milhões, prevê bacias de contenção e uma barragem na área da Rua Corguinho.
“Cadastramos no Governo Federal, mas a proposta não foi aprovada. Vamos insistir, porque o município não tem como arcar sozinho com esse valor”, afirmou.
Equipes seguem monitorando pontos críticos da cidade. A previsão é de que a rotatória seja totalmente liberada após a aplicação da nova capa asfáltica na segunda-feira (17), caso o tempo permita.
De acordo com o CEMTEC, o fim de semana será de instabilidades:
Sexta (14/11) e sábado (15/11): muitas nuvens e possibilidade de chuvas intensas, com raios e rajadas de vento.
Domingo (16/11): início com sol e aumento da nebulosidade ao longo do dia, com chance de pancadas isoladas.
Segunda (17/11): avanço de frente fria intensifica a instabilidade sobre Mato Grosso do Sul.
A Defesa Civil recomenda:
evitar trafegar por vias alagadas ou com correnteza;
buscar abrigo seguro, longe de árvores e fiações durante tempestades;
redobrar atenção em áreas interditadas;
acionar emergências pelos números 199, 193 e 156.