Redação | 14 de novembro de 2025 - 10h10

Mbappé é cortado da seleção por lesão no tornozelo e volta ao Real Madrid

Atacante sentiu dores após goleada sobre a Ucrânia e será avaliado por médicos do clube espanhol

ESPORTE
Mbappé sente o tornozelo e é desconvocado da seleção francesa antes de jogo contra o Azerbaijão - (Foto: Franck Fife/AFP)

Kylian Mbappé não estará em campo no próximo compromisso da seleção francesa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante foi desconvocado nesta sexta-feira (14) após sentir dores persistentes no tornozelo direito e já deixou a concentração da equipe nacional, em Clairefontaine, rumo a Madri, onde será submetido a exames pelo departamento médico do Real Madrid.

A informação foi confirmada pela Federação Francesa de Futebol (FFF) por meio de nota divulgada nas redes sociais. A decisão de liberar o jogador partiu da comissão técnica, após o desconforto relatado por Mbappé ao final da goleada por 4 a 0 sobre a Ucrânia, partida em que o camisa 10 marcou dois gols e ajudou a garantir a classificação antecipada da França para o Mundial de 2026.

Além de Mbappé, o técnico Didier Deschamps terá que lidar com outras baixas para a partida contra o Azerbaijão, marcada para este domingo (16), em Baku, pela última rodada do Grupo D. O meio-campista Eduardo Camavinga, também do Real Madrid, sofreu uma distensão muscular na coxa esquerda e foi liberado para retornar à Espanha, onde continuará o tratamento.

Outro desfalque confirmado é o do volante Manu Koné, do Borussia Mönchengladbach, que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Com isso, ele também deixa a delegação francesa, antes mesmo da viagem para o Azerbaijão.

França já classificada - A seleção francesa lidera o Grupo D e já garantiu vaga direta na Copa do Mundo, que será disputada em 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México. A vitória sobre a Ucrânia consolidou o desempenho invicto da equipe nas Eliminatórias.

Embora o duelo de domingo não altere mais a situação da França na tabela, Deschamps deve aproveitar o confronto para observar novos nomes e manter o ritmo do grupo. A ausência de três titulares, no entanto, impõe ajustes imediatos na escalação.