Redação | 14 de novembro de 2025 - 09h30

Holanda e Croácia podem carimbar vaga na Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira

Confrontos das Eliminatórias Europeias podem definir mais dois classificados para o Mundial nos Estados Unidos, Canadá e México

RUMO À COPA
Holanda e Croácia dependem apenas de vitórias nesta sexta-feira para garantir vaga na Copa de 2026 - ( Foto: Getty Images)

As Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026 seguem em reta final, e nesta sexta-feira (15), duas seleções tradicionais podem garantir presença na maior competição do futebol mundial: Holanda e Croácia. Ambas lideram seus grupos e dependem apenas de vitórias para confirmar a classificação direta.

No Grupo G, a seleção holandesa, que soma 16 pontos, enfrenta a Polônia, segunda colocada com 13 pontos, em um duelo decisivo marcado para às 16h45 (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Varsóvia. Caso vença fora de casa, o time de Memphis Depay, atacante do Corinthians, assegura seu lugar no Mundial.

Já no Grupo L, a Croácia também entra em campo com a chance de se garantir. Líder da chave com 16 pontos, os croatas recebem as Ilhas Faroé no mesmo horário. Como a República Tcheca, vice-líder, tem 13 pontos e um jogo a mais, uma vitória croata sela a vaga sem depender de outros resultados.

A Copa do Mundo de 2026 será a primeira com 48 seleções participantes. Até o momento, 29 já estão garantidas. América do Sul, Ásia, África e Oceania já encerraram suas fases de classificação, enquanto Europa e as Américas do Norte, Central e Caribe ainda têm vagas em disputa.

Entre os classificados, estão potências como França, Inglaterra, Argentina, Brasil, além dos anfitriões Canadá, México e Estados Unidos. A lista também inclui seleções de destaque como Marrocos, Senegal, Japão e Colômbia, além de estreantes como Uzbequistão e Jordânia.

Confira as 29 seleções já classificadas para a Copa de 2026:

  1. África do Sul
  2. Arábia Saudita
  3. Argélia
  4. Argentina
  5. Austrália
  6. Brasil
  7. Cabo Verde
  8. Canadá (sede)
  9. Catar
  10. Colômbia
  11. Coreia do Sul
  12. Costa do Marfim
  13. Egito
  14. Equador
  15. Estados Unidos (sede)
  16. França
  17. Gana
  18. Inglaterra
  19. Irã
  20. Japão
  21. Jordânia
  22. Marrocos
  23. México (sede)
  24. Nova Zelândia
  25. Paraguai
  26. Senegal
  27. Tunísia
  28. Uruguai
  29. Uzbequistão

Faltando 19 vagas para serem definidas, os próximos dias serão decisivos nas Eliminatórias, principalmente na Europa, onde os grupos estão equilibrados e cada ponto pode ser determinante.