Chuvas fortes, ventos e risco de tempestade colocam MS em alerta no fim de semana
Frente fria e alta umidade elevam riscos meteorológicos em várias regiões do estado
TEMPOAs condições do tempo em Mato Grosso do Sul devem se agravar entre esta sexta-feira (14) e o início da próxima semana. O alerta é para chuvas volumosas, ventos intensos e possibilidade de tempestades em diversas regiões do estado. A previsão é resultado da combinação entre cavados invertidos, transporte de calor e umidade, além da presença de uma frente fria sobre o oceano.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o céu permanece coberto por nuvens, com poucas aberturas de sol. Os modelos meteorológicos indicam volumes de chuva acima de 30 a 40 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões sudoeste, oeste e norte. Em Campo Grande, os acumulados já alcançaram 113 mm nas últimas 48 horas, o que representa mais de 70% do esperado para todo o mês de novembro.
O avanço da frente fria deve provocar queda nas temperaturas, principalmente nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, onde as mínimas oscilam entre 19°C e 23°C, e as máximas não devem passar dos 26°C. No Pantanal e no sudoeste, os termômetros registram mínimas entre 18°C e 23°C, com máximas de até 29°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, o calor segue mais intenso, com máximas previstas entre 29°C e 33°C.
Em Campo Grande, a variação térmica fica entre 21°C e 27°C nesta sexta, com ventos do quadrante norte atingindo até 60 km/h. A partir de domingo, a direção do vento muda para o sul, com possibilidade de novas rajadas fortes.
Instabilidades continuam na próxima semana - Apesar de o domingo (16) começar com sol entre nuvens, o aumento da nebulosidade ao longo do dia favorece novas pancadas de chuva isoladas, especialmente no centro-sul e oeste do estado. A situação se intensifica na segunda-feira (17), com a chegada de uma nova frente fria que deve reforçar as instabilidades e provocar chuvas ainda mais generalizadas e volumosas.
Há previsão de tempestades com raios, ventos fortes e possibilidade de granizo, com acumulados superiores a 40 mm em 24 horas nas regiões sul, sudoeste e sudeste. Em Campo Grande, os termômetros podem alcançar 31°C e os ventos devem manter intensidade elevada.
Atenção redobrada para áreas de risco - O Cemtec recomenda atenção especial em áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas e queda de galhos ou estruturas frágeis. A população deve acompanhar os alertas oficiais e evitar sair de casa em caso de tempestades intensas.