Redação | 14 de novembro de 2025 - 08h15

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários nesta sexta-feira

Início dos depósitos contempla NIS final 1 e inclui liberações especiais para regiões em calamidade

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 1 - (Foto: Lyon Santos/MDS)

Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (14) o pagamento da parcela de novembro do Bolsa Família, liberando os valores para quem tem NIS de final 1. Ao longo do mês, mais de 18,7 milhões de famílias serão contempladas em todo o país. Mas, devido a situações de emergência, parte dos beneficiários receberá o valor de forma antecipada.

Entre as liberações especiais está o município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que teve a data unificada para todos os moradores após o tornado que devastou a cidade no último dia 7. O objetivo é garantir atendimento emergencial às famílias afetadas.

A antecipação também vale para todos os beneficiários do Acre e do Rio Grande do Sul, bem como para municípios em situação de emergência ou calamidade pública no Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe, São Paulo e outras cidades do Paraná.

O valor mínimo do Bolsa Família permanece em R$ 600, com possibilidade de três adicionais conforme o perfil familiar:

As informações detalhadas de pagamento — como data, valor e composição das parcelas — podem ser conferidas no aplicativo Caixa Tem, que concentra os serviços das contas poupança digitais.

Cerca de 3 milhões de famílias estão enquadradas na chamada regra de proteção, válida para quem teve aumento de renda por conseguir emprego ou trabalho temporário. Esses beneficiários recebem 50% do valor a que teriam direito por até um ano — prazo reduzido em junho deste ano.

A mudança, no entanto, só vale para quem entrou na regra a partir de outubro. Quem já estava incluído até maio seguirá recebendo metade do benefício por até dois anos.

Seguro Defeso 

A legislação do Bolsa Família, atualizada pela Lei 14.601/2023, eliminou definitivamente o desconto do Seguro Defeso, valor pago a pescadores artesanais impedidos de trabalhar durante o período de reprodução dos peixes (piracema).

Auxílio Gás 

O Auxílio Gás não será pago em novembro. O programa funciona de forma bimestral e volta a ser depositado em dezembro. Ele é destinado apenas a famílias no CadÚnico que tenham ao menos um integrante beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A legislação também estabelece prioridade para a mulher responsável pela família e para mulheres vítimas de violência doméstica.