Carlos Guilherme | 13 de novembro de 2025 - 12h00

Capitão Contar oficializa retorno ao PL e deve disputar o Senado com apoio de Bolsonaro

Ex-deputado mais votado da história de MS é anunciado por Valdemar da Costa Neto como pré-candidato ao Senado pelo Partido Liberal

ELEIÇÕES 2026
Capitão Contar retorna ao PL e é anunciado como pré-candidato ao Senado com apoio de Bolsonaro. - (Foto: Reprodução)

O ex-deputado estadual Capitão Contar oficializou ontem (12), seu retorno ao Partido Liberal (PL). A informação foi divulgada por Valdemar da Costa Neto, presidente nacional da sigla, por meio de suas redes sociais. Contar, que detém o recorde de votos para deputado estadual na história de Mato Grosso do Sul, foi anunciado como pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A reunião entre Contar e Valdemar ocorreu em Brasília, onde o ex-deputado recebeu o convite para disputar o Senado pelo PL. “Ele aceitou o convite que fiz para disputar o Senado pelo PL, com o apoio do nosso presidente Jair Bolsonaro. A volta dele à família PL reforça o nosso time e mostra ainda mais a força do projeto que queremos para o futuro do povo sul-mato-grossense e do Brasil”, escreveu Valdemar.

Em sua publicação, Capitão Contar destacou a importância de fortalecer a direita no país e afirmou que o retorno ao PL representa uma continuidade de seu alinhamento com o grupo político liderado por Bolsonaro. “Temos um objetivo em comum de fortalecer a direita em todo o país, consolidar um projeto nacional e ampliar a presença de parlamentares comprometidos com os valores da liberdade, da Constituição e do povo brasileiro, na Câmara e no Senado”, escreveu.

Retorno a uma base de origem - Capitão Contar destacou ainda que seu retorno ao PL marca a retomada de um projeto iniciado em 2018, quando foi eleito deputado estadual com o apoio de Bolsonaro. Segundo ele, o momento político atual exige unidade e força para barrar interferências institucionais. “Entendo que diante do cenário em que vivemos é fundamental que tenhamos condições de dar um basta aos abusos e interferências de poderes”, declarou.

Ele também agradeceu ao PRTB, legenda pela qual concorreu ao governo do estado em 2022, pela oportunidade que teve de disputar uma das eleições mais expressivas de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, Contar chegou ao segundo turno com forte apoio do bolsonarismo, embora tenha sido derrotado por Eduardo Riedel (PSDB).

“Nosso país precisa de uma grande força para construir a maioria no Senado. Será um momento decisivo para o Brasil. Mais do que nunca, o Brasil precisa de todos nós”, afirmou.