Desembargadora de MS é aprovada pelo Senado para integrar o CNJ após destaque em prêmio nacional
Jaceguara Dantas, do TJMS, foi reconhecida por ações contra a violência doméstica e agora assume vaga no Conselho Nacional de Justiça
JUSTIÇAA desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), foi aprovada pelo plenário do Senado Federal para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (12), após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. Indicada para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF), seu nome foi relatado pela senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina (PP-MS).
A magistrada já vinha se destacando nacionalmente por sua atuação em defesa dos direitos humanos, em especial de mulheres em situação de violência. Em agosto deste ano, ela conquistou o segundo lugar no Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, na categoria Magistrados(as), com o projeto “Monitor da Violência Contra a Mulher”, ferramenta criada para mapear e prevenir casos de agressões no estado.
Com uma trajetória que inclui atuação como promotora, procuradora e desembargadora, Jaceguara também é presidente da 5ª Câmara Cível do TJMS e coordena ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero. Mulher negra e de origem indígena, sua indicação reforça a diversidade no CNJ e simboliza o compromisso de Mato Grosso do Sul com um Judiciário mais representativo.
No CNJ, ela terá papel importante no aprimoramento da gestão judiciária e na defesa da transparência e dos direitos fundamentais.