13 de novembro de 2025 - 09h45

Vitor Roque diz que volta por cima no Palmeiras foi decisiva para retorno à seleção

Atacante da seleção fala sobre apoio de Abel Ferreira, responde sobre postagem polêmica e se diz pronto para a nova chance

FUTEBOL
O atacante Vitor Roque - (Foto: Reprodução)

Convocado para os amistosos da seleção brasileira na Data Fifa de novembro, o atacante Vitor Roque destacou o papel do Palmeiras na retomada da sua carreira. Durante entrevista coletiva em Londres, nesta quinta-feira (13), ele contou que chegou ao clube sem confiança e que foi acolhido pelo técnico Abel Ferreira, que manteve sua aposta mesmo nos momentos difíceis.

“Voltei mal psicologicamente da Europa, sem confiança nenhuma. O professor Abel apostou em mim. Mesmo mal, ele me colocava nos jogos. Ter sequência ajuda muito o jogador a retomar a boa fase. Consegui fazer gols, dar assistências e graças a Deus estou aqui na seleção”, disse.

Aos 20 anos, Vitor Roque vive sua segunda convocação. A primeira foi em março de 2023, contra o Marrocos, quando entrou para a história como o mais jovem jogador a atuar pela seleção brasileira neste século.

Questionado sobre a repercussão de uma postagem considerada homofóbica após a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo, Vitor Roque negou qualquer intenção ofensiva. Na ocasião, ele publicou a imagem de um tigre com um veado na boca — em alusão ao seu apelido, “Tigrinho”.

“A cabeça está tranquila. Não vejo motivo para suspensão como muitos estão dizendo. Acho que uma conversa educativa já resolve. Mas não foi nada com intenção de ofender. Foi uma brincadeira, sem maldade. Peço desculpas a quem se sentiu ofendido”, declarou.

O caso pode ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Foco nos treinos e olho nas vagas - Com dois amistosos pela frente, contra Senegal, neste sábado (16), em Londres, e contra a Tunísia, na terça-feira (18), em Lille, Vitor Roque quer aproveitar ao máximo a oportunidade com o técnico Carlo Ancelotti.

“Aprendi muito indo para a Europa cedo. Quero ajudar da melhor forma, trabalhar nos treinos e me dedicar. As vagas estão abertas, e é preciso continuar se esforçando”, afirmou.

O lateral Alex Sandro, outro convocado, também falou com a imprensa. Ele destacou que as escolhas do técnico italiano não se baseiam apenas no desempenho em campo.

“Sou um cara que gosta de estudar, principalmente os próximos jogos. Vejo como os adversários estão marcando, atacando, presto atenção aos detalhes”, comentou o defensor.

A seleção entra em campo às 13h (horário de Brasília) neste sábado, contra Senegal. O segundo amistoso será realizado na França, no Decathlon Stadium, em Lille.