Ibaneis diz que não vai questionar se Bolsonaro for para Papuda: 'Decisão judicial se cumpre'
Governador muda postura e afirma que "decisão judicial se cumpre", após sinalizar tentativa de evitar prisão de ex-presidente em presídio do DF
POLÍTICAO governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que o governo local cumprirá qualquer ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) que determine a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Complexo Penitenciário da Papuda. "Decisão judicial se cumpre", disse ao Estadão, sinalizando mudança de postura da gestão, que vinha tentando evitar o envio de Bolsonaro ao presídio.
O possível cumprimento da pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado pelo ex-presidente no DF já vinha sendo debatido. O governo distrital chegou a solicitar ao STF uma avaliação médica para verificar a aptidão de Bolsonaro às condições da Papuda — pedido que foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes por “ausência de pertinência”.
Enquanto a vice-governadora Celina Leão (PP) afirmou que a estrutura da Papuda não seria adequada por motivos de saúde e idade do ex-presidente, Ibaneis se distanciou da fala: "Ela tem mais contato com o Bolsonaro do que eu".
Entre os locais cogitados para a possível prisão estão o 19º Batalhão da PM do DF, a chamada "Papudinha", e o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), onde há uma ala voltada para idosos. Representantes do STF e da Vara de Execuções Penais já fizeram visitas às unidades.