Ederson Hising | 12 de novembro de 2025 - 21h00

Número de internados por tornados no Paraná sobe para 26 e preocupa autoridades de saúde

Cidade de Rio Bonito do Iguaçu teve 90% das estruturas destruídas e segue em alerta para novos temporais

NACIONAL
Um dos tornados destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu com ventos de até 330 km/h. - (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

Subiu para 26 o número de pessoas hospitalizadas após a devastação causada por tornados que atingiram o estado do Paraná na última sexta-feira (7). A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% das edificações foram destruídas por ventos que chegaram a 330 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), divulgado na noite desta quarta-feira (12), indica que três dos pacientes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), localizadas em hospitais de Guarapuava, Cascavel e Laranjeiras do Sul.

Desde terça-feira (11), o número de hospitalizações vem aumentando. Na manhã daquele dia, havia 20 pessoas hospitalizadas, número que subiu para 23 à noite e agora chega a 26. Os novos casos são relacionados a complicações como infecções em suturas, ferimentos ocorridos durante a reconstrução das residências, fraturas, pneumonia e desidratação.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, destacou que parte dos feridos precisou passar por cirurgias complexas, especialmente em razão de fraturas em ossos longos, o que prolonga a permanência hospitalar e demanda mais recursos dos serviços de saúde locais.

Mais de 800 pessoas ficaram feridas nos três tornados confirmados no Paraná, além de uma morte registrada no Rio Grande do Sul. O número de óbitos no estado paranaense chegou a sete.

Origem dos tornados e alerta de novas chuvas

Os fenômenos climáticos foram causados por uma combinação de frente fria e ciclone extratropical que atuavam sobre o Oceano Atlântico. O cenário criou um ambiente propício para formações extremas, com granizo, descargas elétricas e ventos destrutivos. Os tornados também foram registrados nos municípios de Guarapuava e Turvo.

A Defesa Civil do Paraná emitiu um novo alerta para esta quarta-feira (12), destacando a possibilidade de pancadas de chuva com trovões e tempestades localizadas em grande parte do estado. Há risco moderado de rajadas de vento, granizo e chuva intensa em curtos períodos.

Na região de Rio Bonito do Iguaçu, a previsão do Simepar é de chuvas com intensidade fraca a moderada, sem ventos fortes. Ainda assim, o alerta se mantém para eventuais riscos de deslizamentos ou agravamento da situação em áreas já afetadas.