Carlos Guilherme | 12 de novembro de 2025 - 09h50

MS registra maior queda do país no setor de serviços em setembro, aponta IBGE

Queda em setembro foi a mais intensa entre os estados, apesar de avanço acumulado no ano

CRESCIMENTO
Setor de serviços recua 7,4% em Mato Grosso do Sul e puxa desempenho negativo nacional - (Foto: Divulgação)

O volume de serviços em Mato Grosso do Sul caiu 7,4% em setembro, na comparação com agosto, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quarta-feira (12) pelo IBGE. Foi o recuo mais acentuado entre todas as 27 unidades da federação, influenciando negativamente o resultado nacional do setor.

A retração veio após outro desempenho negativo em agosto (-1,1%). Apesar disso, o estado acumula alta de 5,3% no volume de serviços entre janeiro e setembro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,3%.

Entre os estados que impulsionaram o crescimento nacional do setor em setembro estão São Paulo (1,1%), Distrito Federal (8,3%), Rio Grande do Sul (2,8%) e Bahia (3,3%). Já além de Mato Grosso do Sul, o Paraná (-1,4%) e Santa Catarina (-1,2%) também puxaram o índice para baixo.

Na comparação com setembro de 2024, Mato Grosso do Sul teve alta de 4,2% no volume de serviços. A PMS acompanha o desempenho de segmentos de serviços não financeiros e serve como termômetro da atividade econômica regional e nacional.