Iury de Oliveira | 12 de novembro de 2025 - 08h10

Fiems apresenta ações de ESG a prefeitos de Corumbá e Terenos

Federação discute parceria com foco em gestão pública eficiente e meta de carbono neutro em MS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O presidente da Fiems, Sérgio Longen (ao centro), durante reunião com o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, e o prefeito interino de Terenos, Arlindo Landolfi Filho - (Foto: Divulgação)

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, recebeu nesta terça-feira (11) os prefeitos de Corumbá e Terenos para apresentar o portfólio de ações ESG que a entidade pretende implementar em parceria com as administrações municipais.

Durante a reunião, realizada na sede da federação, foram discutidas estratégias para levar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) à gestão pública, com foco em eficiência administrativa, desenvolvimento sustentável e qualificação profissional.

Estiveram presentes o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira; o prefeito interino de Terenos, Arlindo Landolfi Filho; o vereador de Terenos, Sacy; e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Corumbá, Chicão Vianna.

Objetivo: carbono neutro até 2030 - Longen destacou que a iniciativa está alinhada à meta do Governo do Estado de tornar Mato Grosso do Sul uma referência nacional em sustentabilidade, com o compromisso de se tornar carbono neutro até 2030. Segundo ele, a Fiems tem atuado de forma proativa para que os municípios também integrem esse movimento.

“Reforçamos o compromisso com os prefeitos para levar aos municípios o desenvolvimento da gestão socioambiental, projetos de ESG e de transição energética. Além disso, disponibilizamos 5 mil vagas gratuitas de qualificação profissional do Senai para Corumbá e outras 2 mil para Terenos. Esperamos assinar esses convênios já em dezembro e iniciar 2026 com um planejamento estruturado”, afirmou o presidente da federação.

Parcerias e qualificação profissional - A proposta inclui ainda projetos voltados à eficiência energética, uso racional de recursos e investimentos em capacitação de mão de obra local. O Senai será responsável pela oferta dos cursos gratuitos, que deverão ser realizados a partir do início do próximo ano, com foco nas demandas específicas de cada município.

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves, reforçou a importância da parceria com a Fiems. “Sempre que a gente vem aqui, recebe boas notícias. Os projetos de eficiência energética são muito importantes para a nossa cidade. Agradeço à Fiems por ter esse olhar diferenciado para a nossa região.”

Já o prefeito interino de Terenos, Arlindo Landolfi Filho, destacou a sinergia entre os projetos apresentados e as metas do município. “Isso vem ao encontro do que o nosso município tem buscado. Queremos fazer essa transformação energética e implantar as ações de ESG”, disse.

Caminhos para uma gestão moderna - A Fiems aposta na interiorização das políticas ESG como uma via para modernizar a gestão pública em Mato Grosso do Sul. A proposta é que as ações se tornem permanentes nos municípios e possam inspirar outras cidades a adotarem modelos mais sustentáveis e eficientes.

A previsão é que os convênios formais entre a Fiems e os municípios sejam assinados ainda em dezembro, viabilizando o início dos programas já nos primeiros meses de 2026.