Fernanda Kintschner | 12 de novembro de 2025 - 08h10

Associação Mundo Vira Lata é reconhecida como de utilidade pública em Mato Grosso do Sul

Com sede em Chapadão do Sul, entidade poderá ampliar ações de acolhimento e adoção de animais em situação de abandono

ANIMAIS
Nova lei é de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) - (Foto: Wagner Guimarães)

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (12) a Lei Estadual nº 6.501, de 2025, que declara de utilidade pública a Associação Protetora dos Animais – Mundo Vira Lata, com sede no município de Chapadão do Sul. A autoria é do deputado estadual Junior Mochi (MDB).

A lei reconhece o papel relevante da entidade na proteção animal, abrindo caminho para a formalização de convênios e a captação de recursos públicos e privados, com o objetivo de ampliar o alcance das atividades desenvolvidas pela associação.

Criada como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, a Mundo Vira Lata desenvolve ações de acolhimento, tratamento, castração e adoção de cães e gatos vítimas de abandono ou maus-tratos. A equipe atua de forma voluntária, amparando os animais até que possam ser destinados a novos lares.

Na justificativa apresentada para o projeto de lei, o deputado Junior Mochi destacou que o reconhecimento da utilidade pública é uma “medida justa e necessária” para fortalecer a atuação da entidade. “A Associação promove ações de acolhimento, proteção, tratamento e adoção de animais em situação de abandono e maus-tratos, atuando de forma voluntária e sem fins lucrativos. O reconhecimento permitirá à Associação ampliar suas atividades, buscar convênios e recursos e fortalecer sua atuação em benefício da coletividade”, afirmou.

Com o novo status, a Mundo Vira Lata poderá firmar parcerias com órgãos públicos e receber repasses mediante projetos específicos. Essa formalização também garante mais transparência às atividades e amplia a visibilidade do trabalho da ONG, que já desempenha papel importante no combate aos maus-tratos e na promoção do bem-estar animal em Chapadão do Sul e região.

O reconhecimento vem em um momento em que a causa animal ganha cada vez mais adesão e apoio popular em todo o país, especialmente diante do aumento dos casos de abandono registrados após o fim da pandemia e o agravamento das condições econômicas em muitas famílias.