Djavan lança 'Improviso' e prepara turnê de 50anos em estádios
Novo álbum marca reinvenção do cantor aos76anos e abre a grande celebração da carreira em 2026
NOVO DISCOAos 76anos — e com cinco décadas de carreira — Djavan estreia nesta terça-feira (11) seu mais novo álbum, Improviso, ao mesmo tempo em que anuncia a turnê Djavanear 50 anos. Só Sucessos, com início previsto para maio de 2026. O projeto reúne músicas inéditas, resgates históricos e assinala mais uma fase de reinvenção para o artista que segue no centro da música popular brasileira.
Segundo Djavan, Improviso nasceu com uma missão: a busca por novidade. O álbum reúne 12 faixas — 11 inéditas e uma regravação — e apresenta uma espécie de autorretrato musical. Entre os destaques, está “O Vento”, composta em 1987 com Ronaldo Bastos para Gal Costa e agora interpretada pelo próprio cantor. Também está no repertório “Pra Sempre”, uma melodia escrita para Michael Jackson a pedido do produtor Quincy Jones durante a produção do álbum Bad, mas que nunca havia sido lançada.
Djavan explica que o título Improviso reflete o próprio ato de criação. “Você criar 12 canções novas não deixa de ser um improviso”, diz. O cantor conta que sempre começa o processo pelo instrumental, e só após tudo finalizado é que escreve a letra. “Inspiração é apenas 10%, o resto é transpiração.”
A liberdade criativa também aparece no conteúdo das canções. O disco flerta com temas como o “amor livre”, a solidão e o afeto como construção. “O amor não tem limites. O importante é que você ame e seja feliz, seja lá como for”, afirma.
Mesmo com 50 anos de estrada, Djavan recusa qualquer ideia de aposentadoria. “Se aposentar é como morrer. Eu vivo de música”, afirma. Enquanto outros nomes como Gilberto Gil e Jorge Aragão anunciam pausas ou despedidas, o alagoano segue produzindo, compondo e influenciando gerações.
Ele acredita que novos ídolos surgirão, e aposta na força das sementes plantadas. “Se depender de mim, vão acontecer outros Djavans, outras Gals, outros Caetanos.”
A relação com Gal Costa é homenageada de forma delicada em O Vento. “Ela é uma cantora espetacular, e a que mais gravou músicas minhas. A musicalidade dela era única.”
A turnê Djavanear 50 anos. Só Sucessos será grandiosa. Com início em 9 de maio, no Allianz Parque (SP), o cantor passará por estádios e arenas de diversas capitais. “Vai ser um espetáculo especial. Acho que vamos agradar muita gente que me acompanha há muito tempo.”
Datas confirmadas da turnê:
- 09 de maio – São Paulo (Allianz Parque)
- 23 de maio – Salvador
- 30 de maio – Fortaleza
- 13 de junho – Curitiba
- 27 de junho – Brasília
- 18 de julho – Belo Horizonte
- 01 de agosto – Rio de Janeiro
- 29 de agosto – Florianópolis
- 24 de outubro – Belém
- 31 de outubro – Recife
- 05 de dezembro – Maceió
Djavan também comentou sua decisão de nunca fazer carreira internacional cantando em outro idioma, mesmo após convites. “Foi a melhor decisão da minha vida. Eu poderia ter ficado mais conhecido no mundo, mas talvez não seria tão feliz.”
Ele também fez reflexões sobre a política e o futuro do país. “Vai votar? Procure saber em quem você vai votar. Porque, se não, não tem salvação. É na educação que tudo se resolve.”
Conhecido por letras interpretadas como enigmáticas, Djavan não se incomoda com o rótulo. “Eu acho ótimo isso. Nunca vou ser decifrado, e isso é muito bom.”