Agência Estado | 11 de novembro de 2025 - 18h00

Alexandre Mattos defende Neymar após polêmica e diz que 'gênios são incompreendidos'

Camisa 10 do Santos foi criticado por reação ao ser substituído e por fala sobre companheiros de time

FUTEBOL
Alexandre Mattos abraça Neymar antes de jogo do Santos. - (foto: Raul Baretta/Santos)

O diretor executivo de futebol do Santos, Alexandre Mattos, usou as redes sociais nesta terça-feira (12) para sair em defesa de Neymar, após a repercussão negativa da atuação e do comportamento do atacante na derrota por 3 a 2 para o Flamengo, no último domingo. Na ocasião, o camisa 10 deixou o gramado irritado ao ser substituído pelo técnico Juan Pablo Vojvoda nos minutos finais da partida.

A saída de Neymar gerou desconforto interno e críticas externas, agravadas por uma declaração após o jogo, na qual o jogador afirmou que os companheiros de equipe precisam procurá-lo mais em campo, pois “essa é a única forma de fazer gols”.

Em um post repleto de elogios, Alexandre Mattos classificou Neymar como um gênio do futebol. “Gênios são incompreendidos, sempre foi assim na história humana, pensam à frente de seus tempos, fazem diferente, fazem a diferença, são insaciáveis por desafios, por mudanças, por objetivos que poucos chegam a conquistar, deixam legados, fazem história”, escreveu o dirigente.

Mattos também reforçou o lado humano do jogador, destacando que, apesar da genialidade, Neymar é um ser humano como qualquer outro. “Acertam e erram, sorriem e choram, possuem sentimentos, coração, respiram, vivem e sobrevivem às pancadas da vida”, afirmou.

Em tom de solidariedade, o dirigente garantiu que está ao lado do atleta. “Você tem Deus no coração, uma aura boa... sozinho você nunca estará. Tenha certeza que tô aqui para tomar as porradas da vida junto com você. Sua família está, seus amigos estão, seus companheiros estão.”

O dirigente finalizou o texto reiterando sua admiração pelo camisa 10 santista. “Você conquistou isso, você merece isso. Momentos difíceis fazem homens mais fortes. Estou com você sempre. Na boa e principalmente nas pancadas. Nós estamos.”

Com 33 pontos somados, o Santos ocupa a 17ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro e está dentro da zona de rebaixamento. A equipe pode deixar a degola se vencer o Palmeiras no clássico atrasado do primeiro turno, que será disputado neste sábado, às 21h, na Vila Belmiro.

Vale lembrar que Neymar não participou do último confronto contra o rival paulista, realizado no Allianz Parque, devido ao gramado sintético do estádio — fator que gerou novas críticas sobre sua condição física e comprometimento.