11 de novembro de 2025 - 17h45

Inep divulga gabarito final e grade de correção da primeira Prova Nacional Docente

Exame, conhecido como "Enem dos Professores", avaliou formação de futuros docentes e teve tema discursivo sobre idadismo; resultado final sai em 10 de dezembro

EDUCAÇÃO
Inep publica gabarito final e grade de correção da Prova Nacional Docente, que avaliou formação e conhecimentos de futuros professores. - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (11) os gabaritos finais das questões objetivas da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), realizada em outubro.

O órgão também publicou a grade oficial de correção da questão discursiva, documento que orienta a banca examinadora na atribuição das notas aos candidatos. Todo o material está disponível no portal do Inep, na seção Provas e Gabaritos.

Estrutura da avaliação - A Prova Nacional Docente aplicou quatro tipos diferentes de cadernos com questões objetivas — medida de segurança para evitar fraudes.

O conteúdo seguiu a mesma matriz do Enade das Licenciaturas, voltada à formação de professores. A avaliação foi dividida em duas partes:

Formação geral: 30 questões objetivas e uma discursiva;

Componente específico: 50 questões de múltipla escolha, de acordo com uma das 17 áreas da licenciatura, entre elas artes visuais, biologia, filosofia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

A questão discursiva teve como tema: “O idadismo como desafio social e educacional no Brasil”.

De acordo com o edital da PND 2025, as próximas fases do exame são as seguintes:

25 de novembro: divulgação da correção preliminar da questão discursiva;

25 e 26 de novembro: prazo para recurso administrativo, no Sistema PND;

10 de dezembro: divulgação do resultado final da prova.

Na segunda-feira (10), o Inep já havia publicado o parecer único sobre os recursos apresentados contra o gabarito preliminar e o padrão de resposta da questão discursiva.

“Enem dos Professores” - A Prova Nacional Docente não tem caráter de certificação profissional nem substitui concursos públicos. O exame foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de conhecimento dos futuros professores e auxiliar estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino.

Apelidada de “Enem dos Professores” — ou “CNU dos Professores” —, a PND será realizada anualmente pelo Inep e integra o programa Mais Professores para o Brasil, voltado ao reconhecimento, valorização e incentivo à docência na educação básica.