Startups de MS participam do Web Summit Lisboa com apoio da Fundect e Sebrae
Missão internacional leva 10 empresas para maior evento de inovação do mundo e reforça posição do Estado no cenário global da tecnologia
TECNOLOGIADez startups de Mato Grosso do Sul estão representando o Estado no Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. A missão é apoiada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) e pelo Sebrae/MS, com o objetivo de impulsionar o processo de internacionalização e ampliar conexões estratégicas para empresas inovadoras da região.
Realizado de 10 a 13 de novembro, em Portugal, o Web Summit reúne mais de 71 mil participantes de 153 países, 3 mil empresas expositoras e mais de mil investidores. A presença sul-mato-grossense no evento é resultado de uma seleção criteriosa, baseada em critérios como inovação tecnológica, maturidade do negócio, escalabilidade e potencial de atuação no mercado europeu.
As empresas contempladas arcam com apenas 20% dos custos da viagem, que inclui passagens, hospedagem, seguro, traslados e credencial de exposição. O restante é subsidiado pelas instituições de fomento como parte das ações para fortalecer o ecossistema estadual de inovação.
Inovação que ultrapassa fronteiras - Entre os participantes está Davi Barboza, da Magnet Customer, que desenvolve plataformas de relacionamento voltadas ao setor financeiro. “Nosso foco no evento é encontrar investidores interessados em soluções para o mercado financeiro. O apoio da Fundect e do Sebrae foi essencial para essa evolução. Hoje, conseguimos pensar fora das fronteiras de Campo Grande e enxergar o potencial de ser uma empresa global”, afirmou.
Já Pedro Moraes, da Kerow Soluções de Precisão, leva ao Web Summit uma deep tech voltada à pecuária de precisão. “Queremos expandir conexões estratégicas voltadas à rastreabilidade e bem-estar animal. O apoio do Estado foi essencial para acelerar o desenvolvimento da nossa solução e estruturar uma estratégia real de internacionalização”, comentou.
Experiência internacional como estratégia de desenvolvimento - Para o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, que acompanha a missão em Lisboa, a experiência vai além do intercâmbio técnico. “Mais do que uma missão internacional, essa é uma oportunidade de mostrar o potencial das nossas startups para o mundo. Colocamos Mato Grosso do Sul no mapa da inovação global e trazemos de volta experiências que fortalecem nosso ecossistema local”, afirmou.
A gerente do Living Lab do Sebrae/MS, Leandra Costa, também destaca a importância estratégica da participação. “Estar no Web Summit significa inserir nossas empresas no centro das redes de inovação e investimento. Isso amplia não só a ambição, mas a capacidade das startups de competir globalmente”, ressaltou.
A missão também conta com a presença do diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco de Almeida Junior; do diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro; e do conselheiro do Sebrae/MS, Marcelo Augusto Santos Turine.
Investimento crescente em inovação - Desde 2019, o Governo do Estado já investiu R$ 47,2 milhões em programas de fomento à inovação por meio da Fundect, vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Esses recursos beneficiaram 278 iniciativas em diversas áreas, com destaque para programas como Centelha, Tecnova, Desafio Startup Challenge, Inova Pantanal e os editais de Bioeconomia em parceria com o Senai.
Startups de MS presentes no Web Summit Lisboa 2025
BS3D – Michelli Burghardt | Saúde
Kerow Soluções de Precisão – Pedro Henrique | Agronegócio
Onforest Tecnologia e Gestão – Deyvid Prado | Agronegócio
STZ Carbon Energy – Luiz Strey | Sustentabilidade
Vordesk – Aurineide Cavalcante | Varejo
Adminer – Jefferson Moreira | E-commerce
Magnet Customer – Davi Barboza | Tecnologia da Informação
Porter SGE – Thiago Oliveira | Finanças
Causi – Vitor Garcia | Tecnologia da Informação
Robbot – Gustavo Nunes | Tecnologia da Informação