Morre aos 84 anos Sally Kirkland, vencedora do Globo de Ouro por Anna
Atriz norte-americana, indicada ao Oscar e ícone dos anos 1980, morreu em Palm Springs após complicações de saúde; ela havia sido diagnosticada com demência há um ano
CINEMA INTERNACIONALA atriz Sally Kirkland, vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar por sua atuação em Anna (1987), morreu nesta terça-feira (11), aos 84 anos, em Palm Springs, na Califórnia (EUA). A informação foi confirmada pelo representante da artista, Michael Greene, ao site TMZ.
Kirkland estava internada em um centro de cuidados paliativos desde o fim de semana. De acordo com uma vaquinha organizada em seu nome, a atriz havia sofrido fraturas no pescoço, pulso e quadril após uma queda recente. Ela também foi diagnosticada com demência há cerca de um ano.
Carreira marcada por papéis intensos - Filha da editora de moda da Vogue Sarah Phinney e de Frederic Kirkland, Sally iniciou sua carreira nos anos 1960, participando de As 13 Mulheres Mais Bonitas (1964), do artista e cineasta Andy Warhol.
Durante as décadas de 1970 e 1980, acumulou papéis coadjuvantes em produções como A Mancha do Passado, Nasce uma Estrela e Loucura da Mamãe.
O reconhecimento internacional veio em 1987, com o filme Anna, no qual interpretou uma atriz tcheca que luta para recomeçar a carreira nos Estados Unidos. A performance lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático, o Independent Spirit Award e uma indicação ao Oscar.
Em 1991, voltou a ser indicada ao Globo de Ouro por sua atuação no telefilme The Haunted.
Ao longo de seis décadas de carreira, Sally Kirkland participou de mais de 200 produções entre cinema e televisão. Sua trajetória ficou marcada pela versatilidade e pela entrega a papéis emocionalmente intensos.
A atriz deixa o afilhado Coty Galloway e três primas: Brookie, Katherine e Tina Kirkland.