PF desarticula esquema internacional de drogas com remessas da Suécia para SP
Mandados foram cumpridos em Jardinópolis e Igaraçu do Tietê; duas mulheres são investigadas por receber substâncias usadas para adulterar cocaína
OPERAÇÃO FEDERALA Polícia Federal realizou nesta terça-feira (11) uma operação em Jardinópolis e Igaraçu do Tietê, no interior de São Paulo, para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas que utilizava os Correios para enviar substâncias controladas ao Brasil.
Segundo a PF, duas mulheres são investigadas por receber encomendas internacionais da Suécia contendo produtos químicos usados como adulterantes da cocaína. Durante as buscas, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos, que serão periciados para identificar o alcance da atuação do grupo.
As investigações começaram em julho de 2022, depois que a Receita Federal de Curitiba (PR) apreendeu uma remessa vinda da Suécia contendo substâncias controladas pela PF, utilizadas como diluentes da cocaína. O pacote estava endereçado a uma mulher residente em Jardinópolis.
Com o avanço das apurações, os investigadores descobriram outra destinatária ligada ao mesmo endereço e também beneficiada por encomendas internacionais de conteúdo semelhante.
Uma das investigadas possui empresa de transportes registrada no local utilizado para receber as remessas, o que, segundo a Polícia Federal, levanta suspeitas sobre o uso do negócio como fachada para o esquema criminoso.
A PF segue analisando o material apreendido e não descarta a identificação de outros envolvidos no envio e recebimento das substâncias químicas.