Jaques Wagner diz que Lula já decidiu indicar Jorge Messias ao STF
Líder do governo no Senado afirma que decisão ainda não foi anunciada por Lula, mas acredita que escolha está definida
SUPREMO TRIBUNAL FEDERALO líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (10) que acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tomou a decisão de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tenho de trabalhar com o dado que tenho. E o dado que tenho é que há uma escolha feita pelo presidente, apesar de não anunciada formalmente”, declarou Wagner, em referência à indicação de Messias.
O senador avaliou que é natural a frustração de aliados de outros cotados, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas afirmou não ver dificuldades na aprovação de Messias quando o nome for submetido à sabatina e votação no Senado.
Segundo Wagner, a demora no anúncio oficial ocorre porque o presidente Lula ainda realiza conversas políticas em Brasília, inclusive com o próprio Pacheco, antes de formalizar a indicação.
Caso o nome de Jorge Messias seja confirmado, ele ocupará a cadeira deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou do STF em setembro de 2023.