Stratus apresenta tecnologia de balizamento que amplia operação noturna em aeroportos e helipontos
Empresa mostrou soluções com LED e energia solar durante o Haaero Aviation Business Day, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Campo Grande
TECNOLOGIAEm meio aos jatos executivos, aeronaves leves e negócios de alto valor, um equipamento discreto, mas essencial, ganhou destaque no Haaero Aviation Business Day, evento realizado nos dias 7 e 8 de novembro no aeroporto Teruel, em Campo Grande (MS). A empresa Stratus Aeronaves, comandada pelo empresário campinense Juan Pinheiro, apresentou suas soluções de balizamento noturno para aeroportos e helipontos, com foco em segurança, autonomia e eficiência energética.
"Quando um aeródromo implanta balizamento, ele deixa de operar apenas com luz solar. Passa a funcionar 24 horas por dia. Isso transforma a atividade do aeroporto", explicou Juan.
A presença da empresa no evento teve como objetivo apresentar os sistemas de iluminação baseados em LED, com possibilidade de alimentação por energia solar. De acordo com Juan, a tecnologia garante maior durabilidade, baixo consumo e operação contínua, mesmo em situações emergenciais. "O LED consome menos energia e, com isso, conseguimos alimentar o sistema com baterias ou painéis solares. É uma solução sustentável e eficiente."
O balizamento, além de permitir operações noturnas, tem importância estratégica para situações de emergência, como transporte de pacientes em estado grave ou resgates noturnos. "Um aeroporto sem iluminação não pode receber voos à noite. Isso pode comprometer até mesmo um atendimento médico urgente. Por isso, balizamento é, também, segurança pública", destacou o empresário.
Os equipamentos têm vida útil estimada em mais de 20 anos e contam com garantia de fábrica de três anos. A Stratus já atua em mais de 50 aeroportos no Brasil e pretende ampliar sua presença em 2026, com foco em regiões ligadas ao agronegócio.
Em Mato Grosso do Sul, a empresa prevê a instalação de seu sistema no próprio aeroporto Teruel, onde o evento foi realizado. "Estamos com projeto para instalar aqui o que há de mais moderno em sinalização aeroportuária. A expectativa é de que isso fortaleça ainda mais o papel da aviação regional no estado", completou Juan Pinheiro.