Moraes dá 48 horas para Cláudio Castro enviar dados e imagens da Operação Contenção
Ministro do STF também suspende inquérito que investigava familiares de vítimas no Rio de Janeiro
POLÍTICAO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (10) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), preserve todas as imagens das câmeras corporais dos policiais civis e militares que participaram da Operação Contenção, que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, em outubro.
Na decisão, Moraes deu 48 horas para que o governo envie ao STF a relação completa dos agentes envolvidos, além de cópias de todos os laudos necroscópicos das vítimas. O ministro também requisitou relatórios de inteligência e policiais que fundamentaram a ação, a fim de verificar se havia informações que indicassem a presença dos alvos dos mandados de prisão nos locais onde ocorreu a operação.
Moraes reforçou que o governo fluminense deve comprovar o cumprimento da decisão anterior que já havia determinado a preservação de provas, perícias e documentos sobre a operação. Segundo o ministro, os novos dados são “essenciais para a análise da Operação Contenção”.
A decisão também suspende o inquérito instaurado na 22ª Delegacia de Polícia (Penha) para investigar familiares de vítimas que retiraram corpos da área de mata após a ação. O delegado responsável deverá prestar informações ao STF em até 48 horas.
O ministro ainda cobrou providências de outros órgãos:
- Ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), Moraes solicitou a lista das pessoas presas por mandado ou em flagrante durante a operação e a situação processual de cada uma, além dos resultados das audiências de custódia.
- Ao Ministério Público, pediu relatórios e laudos da perícia independente e detalhes da investigação que originou a operação.
- À Defensoria Pública, solicitou informações sobre o acesso às provas e o acompanhamento jurídico das famílias das vítimas.
A Operação Contenção foi deflagrada para cumprir mandados de prisão contra lideranças do Comando Vermelho e gerou forte repercussão nacional e internacional devido ao alto número de mortes.