09 de novembro de 2025 - 21h30

Abstenção no primeiro dia do Enem alcança 27% e gabarito sai nesta quinta

Ministro CamiloSantana destaca crescimento de participantes e pede atenção à prova de redação sobre envelhecimento

EDUCAÇÃO
O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve 27% de abstenção - (Foto:Fabio Pozzebom/ Agência Brasil)

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 chegou a 27%, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, divulgando o balanço oficial neste domingo (9). O número mantevese próximo ao do ano anterior, quando a taxa foi de 26,6%, e segue inferior à registrada em 2023 (28,1%) e em 2022 (28,3%).

O exame foi aplicado para mais de 4,8milhões de inscritos em 1.805municípios, com o apoio de cerca de 300mil pessoas mobilizadas para a operação. “A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, comentou o ministro. Foram 3.240 eliminados por uso de celular, equipamentos eletrônicos, saída antecipada com o caderno de questões ou ausência fora do horário permitido.

Gabarito e reaplicação - O gabarito oficial referente ao primeiro dia será divulgado na quintafeira (13), segundo o ministério. Os candidatos que tiverem direito à reaplicação – incluindo aqueles afetados pelo tornado no Paraná – farão as provas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Na manhã deste domingo, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além de entregar a redação, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O ministro elogiou o tema: “Muito atual e exige de todos nós um olhar cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária”.

Avaliação da prova e próximos passos - O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, definiu a prova como “linda”, afirmando que o exame “representa a avaliação que o Enem representa da conclusão da educação básica no país”.

O segundo dia de aplicação será no próximo domingo (16), quando serão cobradas disciplinas de ciências da natureza e matemática. A nota do Enem permanece como principal porta de entrada para universidades públicas — via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) — e para bolsas e financiamentos em instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).