Lula envia equipe ao Paraná após tornado que matou seis e feriu mais de 400
Defesa Civil Nacional e Força do SUS atuarão em apoio a vítimas em Rio Bonito do Iguaçu
SOLIDARIEDADE FEDERALO presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou neste sábado (8) sobre a tragédia causada por um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que deixou ao menos seis mortos e mais de 430 feridos. Em publicação nas redes sociais, Lula prestou solidariedade às vítimas e destacou a mobilização do governo federal para ajudar a população atingida.
Segundo o presidente, uma comitiva já está a caminho da região liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A equipe também conta com o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres), Armin Braun; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.
Técnicos da Defesa Civil Nacional e profissionais da Força Nacional do SUS foram acionados e devem atuar em ações emergenciais e de apoio humanitário. Lula afirmou que o governo seguirá prestando toda a assistência necessária à população paranaense.
O município de Rio Bonito do Iguaçu foi um dos mais afetados pelo fenômeno climático que, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), chegou à classificação F3 na escala Fujita, com ventos de até 250 km/h.