Redação | 08 de novembro de 2025 - 10h30

Governo envia comitiva a Rio Bonito do Iguaçu após tornado deixar seis mortos

Missão coordenada por Gleisi Hoffmann leva ajuda humanitária e articula reconstrução da cidade paranaense

TORNADO NO PARANÁ
Gleisi Hoffman critica ameaça militar dos EUA ao Brasil em meio ao julgamento de Bolsonaro. - (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

O governo federal confirmou o envio de uma comitiva a Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, neste sábado (8), dois dias após um tornado atingir a cidade, deixando seis mortos e mais de 430 feridos. O grupo é liderado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e tem como objetivo prestar apoio imediato às vítimas e iniciar a articulação para a reconstrução do município de cerca de 14 mil habitantes.

Além de Gleisi, participam da missão o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad), Armin Braun; e o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni. Eles acompanham duas equipes da Defesa Civil e devem atuar tanto no suporte emergencial quanto no planejamento das ações de recuperação da cidade devastada.

“O presidente Lula determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense”, escreveu a ministra nas redes sociais. Gleisi, que também é deputada federal pelo Paraná, destacou que os esforços incluem ajuda humanitária, envio de suprimentos e suporte logístico para os afetados.

Mais cedo, ela prestou solidariedade às famílias atingidas e garantiu que tanto a Defesa Civil quanto o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional “não medirão esforços” para atender as vítimas.

O tornado, classificado como F3 na escala Fujita, atingiu Rio Bonito na noite de sexta-feira (7), com ventos que chegaram a 250 km/h, segundo o Simepar. A cidade teve 90% da área urbana danificada, e centenas de pessoas ficaram desabrigadas.