Redação | 08 de novembro de 2025 - 07h35

Festival de cinema italiano celebra 20 anos com exibições gratuitas em Campo Grande

Mostra no MIS-MS acontece de 10 a 14 de novembro com clássicos e produções inéditas da cinematografia italiana

CULTURA E CINEMA
festival celebra 20 anos alternando o clássico e o contemporâneo - (Fotos: Reprodução)

A capital sul-mato-grossense recebe, entre os dias 10 e 14 de novembro, a programação regional do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil. As sessões acontecem no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS), sempre às 19h, com entrada gratuita. A iniciativa celebra duas décadas de intercâmbio cultural entre Brasil e Itália, reunindo filmes que vão de obras-primas assinadas por mestres como Fellini e Pasolini a produções contemporâneas que renovam a linguagem do cinema italiano.

A curadoria local é do jornalista e especialista em cinema Daniel Rockenbach, que buscou criar uma ponte entre passado e presente. “É um recorte que destaca tanto a força dos grandes nomes como a vitalidade da nova geração”, explica.

A programação começa com Amor na cidade, antologia assinada por nomes como Antonioni e Zavattini, que retrata a vida urbana italiana no pós-guerra. Também se destacam Diamantes, comédia dramática de Ferzan Özpetek que mescla metalinguagem e memória, e Locações na Palestina, documentário raro de Pasolini durante as buscas por cenários para o clássico O Evangelho Segundo São Mateus.

Amor na Cidade, de Michelangelo Antonioni, Dino Risi, Federico Fellini, Carlo Lizzani, Francesco Maselli, Cesare Zavattini e Alberto Lattuada

O filme Verão na Sicília, vencedor de prêmios no Festival de Locarno, representa o frescor da nova safra de diretores. Já O jantar, de Ettore Scola, transforma um restaurante romano num retrato afetivo e social da Itália dos anos 1990.

O Jantar, de Ettore Scola

Conexão MS e audiovisual internacional - A realização do festival no MIS-MS reflete o esforço da Pantanal Film Commission em fortalecer a presença do Estado no circuito audiovisual. Para a gestora Ana Ostapenko, essas ações colocam Mato Grosso do Sul em conexão direta com o cinema mundial. “Ampliamos o acesso do público e posicionamos o Estado como polo emergente no setor”, afirma.

Segundo Márcio Veiga, coordenador do museu, receber um evento dessa magnitude reforça a missão do MIS de democratizar o acesso à cultura e estimular a reflexão por meio do audiovisual.

Programação completa no MIS

10/11 – Amor na cidade

11/11 – Diamantes

12/11 – O jantar

13/11 – Verão na Sicília

14/11 – Locações na Palestina

Locações na Palestina, de Pier Paolo Pasolini

Realizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em parceria com a Embaixada da Itália, o festival chega à 20ª edição sob o tema “O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram”. A programação deste ano inclui exibições presenciais em mais de 100 salas no Brasil e uma seleção disponível online.

Mais do que uma mostra, o evento é um espaço de troca cultural, homenageando o passado, abraçando o presente e inspirando o futuro do cinema.