Redação | 08 de novembro de 2025 - 07h19

Frente fria traz tempestades e mínimas invertidas para Mato Grosso do Sul

Sistema frontal derruba temperaturas, provoca mínima invertida e leva risco de tempestades com granizo ao Estado neste sábado

TEMPO
Frente fria traz nuvens carregadas e rajadas de vento sobre Campo Grande na manhã deste sábado - (Foto: Arquivo)

Uma frente fria avança sobre o Mato Grosso do Sul neste sábado (8), provocando instabilidade no tempo, risco de tempestades com raios, rajadas de vento e até queda de granizo. O fenômeno ocorre por conta de um sistema frontal associado à formação de um ciclone extratropical no Sul do país.

Na capital, Campo Grande, são previstas mínimas entre 19°C e 20°C e máxima de até 26°C. Os ventos sopram do quadrante sul entre 40km/h e 60km/h, com rajadas superiores.

Nas regiões sul, conesul e Grande Dourados as mínimas oscilam entre 14°C e 17°C, com máximas entre 20°C e 26°C. Já no Pantanal e no sudoeste, o sábado começa mais quente (19°C a 21°C) e a máxima pode alcançar de 27°C a 29°C. No bolsão, leste e norte do Estado, as temperaturas variam de manhã entre 22°C e 23°C e à tarde sobem até entre 26°C e 32°C.

No domingo (9) o tempo melhora gradualmente em grande parte do Estado. O sol volta a predominar e a nebulosidade diminui, com exceção de pancadas isoladas nas regiões Norte e Nordeste. Mesmo assim, a umidade relativa do ar poderá ficar baixa, entre 20% e 40% durante a tarde em algumas regiões.

Todo o Estado está sob alerta para chuva forte, possivelmente acompanhada de raios, granizo e rajadas de vento. Na capital, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica muitas nuvens ao longo do dia, com pancadas de chuva e possibilidade de granizo pela manhã, e nebulosidade persistente com chuva isolada à tarde e à noite. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) estima os acumulados de 30mm a 40mm em 24horas, principalmente na metade leste.