Enem 2025 será neste domingo; saiba como evitar imprevistos no dia da prova
Mais de 4,8 milhões de inscritos farão a primeira etapa do exame; atrasos não são tolerados e eliminam o candidato
ENEM 2025Neste domingo (9), mais de 4,81 milhões de candidatos confirmados em todo o Brasil farão a primeira etapa do Enem 2025. O exame será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal, com portões fechando rigorosamente às 13h (horário de Brasília). A recomendação é que os participantes saiam de casa com pelo menos duas a três horas de antecedência, especialmente em grandes centros urbanos, para evitar imprevistos como trânsito, atrasos no transporte público ou dificuldade em encontrar o local de prova.
A tolerância para atrasos é zero: quem chegar após o fechamento dos portões será automaticamente eliminado, conforme prevê o edital.
O Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível exclusivamente na Página do Participante, no site do Inep, informa o local onde o candidato deverá fazer a prova, além de outros dados importantes como número de inscrição, horário das provas, opção de língua estrangeira e se há direito a atendimento especializado ou uso de nome social.
Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão impresso nos dias 9 e 16 de novembro, para evitar contratempos.
Como acessar o Cartão de Inscrição:
- Acesse a Página do Participante.
- Clique em “Entrar com gov.br”.
- Faça login com sua conta Gov.br.
- No menu, selecione “Local de Prova”.
- Clique no ícone azul e visualize seu Cartão.
- Para imprimir, role até o fim da página e clique em “Imprimir”.
Especialistas alertam que a organização prévia é parte crucial do desempenho. Planejar rotas, testar o trajeto antes do dia da prova e prever alternativas são atitudes recomendadas.
“Programar que horas você vai sair e conhecer o caminho até o local de prova ajuda a reduzir a ansiedade e evitar imprevistos”, orienta a professora Cintia Etsuko Yamashita, coordenadora pedagógica em São Paulo.
A professora Cintia Etsuko Yamashita, coordenadora pedagógica da Escola Bilíngue Pueri Domus, da Aclimação, em São Paulo, dá dicas aos estudantes - (Foto Cintia Etsuko Yamashita/Arquivo pessoal)
A estudante Ana Carolina da Silva Gribbler, 18, vai prestar o Enem pela primeira vez em busca de uma vaga em medicina. “Meu local de prova era longe, mas mudaram e agora fica em frente à minha escola. Isso me deixa mais tranquila quanto ao horário e deslocamento”, conta.
Algumas cidades oferecerão transporte gratuito ou reforço na frota para facilitar o deslocamento dos estudantes. Em Campo Grande, por exemplo, haverá passe livre (ida e volta) no domingo. Situações similares foram anunciadas em Salvador, Fortaleza, cidades do ABC Paulista e Osasco.
É fundamental, porém, confirmar as condições e regras específicas com antecedência nos canais oficiais das prefeituras ou órgãos de transporte.