Leonardo Neto | 06 de novembro de 2025 - 14h05

Olga de Dios lança "Caderno de Artista" e defende a diversidade em visita ao Brasil

Autora de Monstro Rosa propõe um livro interativo em que crianças criam junto com a artista e reflete sobre liberdade, erro e educação sem censura

LITERATURA INFANTIL
A ilustradora espanhola Olga de Dios está no Brasil para divulgar seu novo livro, 'Caderno de Artista' - Foto: Mateus Rodrigues/Divulgação

A premiada autora e ilustradora espanhola Olga de Dios, conhecida por abordar diversidade, igualdade de gênero e consumo sustentável em seus livros infantis, está no Brasil para lançar sua nova obra, Caderno de Artista, publicada pelo selo Boitatá, da Boitempo.

O livro propõe uma experiência interativa em que as crianças se tornam coparticipantes da criação, desenhando, pintando, recortando e refletindo junto com a autora.

“Caderno de Artista é completamente diferente. Nos meus livros anteriores, eu contava uma história com muitas ilustrações e poucos textos. Agora, a proposta é que todas e todos possam participar”, explicou Olga em entrevista ao Estadão.

Um livro para criar e refletir - Na obra, a ilustradora conduz o leitor por atividades que vão de arrancar páginas a continuar desenhos ou responder perguntas com imagens.
“Podemos vê-lo como um caderno para colorir, mas ele vai muito além. É uma ferramenta de reflexão”, afirma Olga.

Um dos conceitos centrais do livro é encarar o erro como parte do processo criativo.

“Quando não sei por onde começar e tenho medo de errar, volto alguns passos e dou um salto no escuro. Esse salto pode ser uma mancha, um rabisco, um erro — e, a partir dele, o medo desaparece”, escreve a autora.

Defesa da diversidade - Autora de obras como Monstro Rosa, Pássaro Amarelo e Rã de Três Olhos, Olga de Dios tem na defesa da diversidade o eixo central de sua produção artística.

“Meu tema principal, com o qual comecei como autora, é a defesa da diversidade como algo enriquecedor”, destaca.

Ela também critica tentativas de censura a obras e discussões sobre gênero e liberdade na educação.

“Quanto mais referências as crianças tiverem, mais liberdade terão para escolher. É preciso interromper esses discursos de ódio e defender uma educação em diversidade — uma questão de direitos humanos”, reforça.

Esta é a segunda visita da artista ao país — a primeira ocorreu em agosto de 2024.
De volta ao Brasil, Olga participa de uma série de atividades culturais em São Paulo, incluindo oficinas de desenho e debates sobre política e literatura infantil.

“Estou agradavelmente surpresa com o carinho dos brasileiros. As pessoas me confirmam que minha arte é capaz de me conectar com o mundo”, disse.

Agenda de Olga de Dios em São Paulo:

Quinta (6) – Oficina de desenho para crianças, às 15h, no Galpão ZL (Rua Serra da Juruoca, 112 – Jardim Lapena)

Sexta (7) – Conversa sobre política e literatura infantil, às 14h, na FFLCH-USP

Sábado (8) – Oficina de desenho baseada em Caderno de Artista, às 9h, na Casa Tombada (Rua Ministro Godói, 333 – Perdizes)

Caderno de Artista

Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá (Boitempo)
Páginas: 112
Preço: R$ 93
Tradução: Monica Stahel

Capa do livro 'Caderno de Artista', de Olga de Dios Foto: Editora Boitatá / Reprodução