MS mobiliza escolas e público em Dia D contra o mosquito da dengue em 13 de novembro
Evento no Bioparque do Pantanal em Campo Grande centraliza campanha estadual de combate às arboviroses
SAÚDE PÚBLICANo dia 13 de novembro, o Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SESMS) promove o “Dia D Estadual de Combate às Arboviroses”, iniciativa que integra a mobilização nacional contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação acontece no Bioparque do Pantanal, em Campo Grande, durante todo o dia, com atividades voltadas a escolas e ao público em geral.
As atividades incluem estande educativo com larvas reais do mosquito, explicação das fases do seu ciclo de vida e a presença do personagem “SenhorArbo”, da Turminha da Saúde Única, voltado ao público infantil. O objetivo é reforçar que a prevenção depende de ações simples e diárias — como manter caixas d’água tampadas, eliminar recipientes que acumulem água e manter calhas e quintais limpos.
Para a coordenadora de Saúde Única da SESMS, Danila Frias, a prevenção exige articulação entre saúde humana, animal e ambiental. “O enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti envolve uma abordagem integrada — essa é a essência da Saúde Única”, disse. A gerente de Doenças Endêmicas, Jéssica Klener, lembrou que “cada pessoa tem um papel essencial na prevenção à dengue”.
Além de Campo Grande, municípios sulmatogrossenses realizam atividades de prevenção ao longo de novembro — com o apoio das secretarias municipais, instituições escolares e parceiros. No dia10 de novembro, em Maracaju, haverá capacitação sobre “Manejo Clínico da Chikungunya”. No dia11, em Campo Grande, será realizada a “1ª Oficina Arboviroses em Foco”, voltada à integração entre vigilância, atenção básica e controle de vetores. Em paralelo, reuniões com o Ministério Público Estadual e o programa Colaborador Voluntário debatem participação da sociedade civil até o dia6.
Segundo o boletim da 44ª semana epidemiológica da SESMS, até 4 de novembro já haviam ocorrido 13.534 casos prováveis de dengue em 2025 — com 8.272 confirmados — e 18 óbitos confirmados. Em relação à Chikungunya, foram notificados 13.695 casos prováveis, com 7.525 confirmados, inclusive 74 gestantes e 16 óbitos. Municípios com óbitos recentes incluem Inocência, Três Lagoas, NovaAndradina entre outros — sete vítimas tinham alguma comorbidade.
O Estado já aplicou 188.875 doses da vacina contra dengue na populaçãoalvo (crianças e adolescentes de 10 a 14 anos). Foram entregues 241.030 doses pelo Ministério da Saúde. A SES reforça que a vacinação complementa, mas não substitui, os cuidados domésticos e comunitários. Também mencionou o avanço na vacina 100% brasileira, desenvolvida pelo Instituto Butantan, com previsão de registro pela Anvisa até o fim do ano e início da produção em 2026.
DiaD Estadual de Combate às Arboviroses
- Local: Bioparque do Pantanal, Campo Grande (MS)
- Data: 13 de novembro de2025
- Públicoalvo: Escolas e visitantes do Bioparque