Redação | 06 de novembro de 2025 - 07h40

Davide Ancelotti critica polêmica sobre técnicos estrangeiros: 'Discussão antiga'

Treinador do Botafogo evita atrito com colegas brasileiros e defende integração no futebol global

FUTEBOL BRASILEIRO
Davide Ancelotti respondeu críticas de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira nesta quarta-feira - (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Depois de vencer o Vasco no clássico carioca, o técnico do Botafogo, Davide Ancelotti, usou a entrevista coletiva para se posicionar sobre a recente polêmica envolvendo a presença de treinadores estrangeiros no futebol brasileiro. O italiano, filho de Carlo Ancelotti e atual comandante do clube alvinegro, rebateu críticas feitas por Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira durante um fórum de técnicos e afirmou que o debate é ultrapassado.

“Tenho uma relação muito boa com treinadores brasileiros. A minha acolhida foi muito boa. Não tenho nenhum tipo de problema com os treinadores daqui. Acho que isso é uma discussão um pouco antiga”, declarou o treinador, que chegou ao Brasil em maio como auxiliar técnico da seleção e hoje comanda o Botafogo.

Segundo Davide, o cenário atual do futebol mundial exige uma visão mais ampla e integrada. Ele citou a Premier League como exemplo de como o mercado internacional moldou o estilo e a estrutura das principais ligas do planeta. “Se você olhar a Premier League, ela já não é o futebol inglês dos anos 1990. Assim como a sociedade, o futebol é um ambiente de integração. Em 2025, falar sobre técnicos de dentro ou de fora do Brasil é uma coisa muito antiga”, pontuou.

A declaração de Davide Ancelotti ocorre após as falas controversas dos ex-treinadores Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira no 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol (FBTF), realizado nesta semana. Ambos criticaram a contratação de técnicos estrangeiros por clubes e pela própria seleção brasileira, ignorando inclusive a presença de Carlo Ancelotti, pai de Davide, já confirmado para comandar a seleção principal.

A Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol emitiu nota de repúdio às falas, classificando os comentários como "inadequados e desrespeitosos".

No dia seguinte ao episódio, Oswaldo de Oliveira alegou que teve seu discurso de 12 minutos editado de forma mal-intencionada, mas reafirmou sua preferência por um técnico brasileiro na seleção. “Eu disse que, se for para trazer um estrangeiro, que seja o Ancelotti, porque ele é um dos maiores da história”, afirmou em entrevista ao jornal Lance!.

Aos 34 anos, Davide Ancelotti estreou como treinador principal em julho, quando assumiu o comando do Botafogo. Antes, vinha atuando como auxiliar de seu pai em grandes clubes da Europa, como Real Madrid, Bayern de Munique e Everton.

Desde que chegou ao Alvinegro, soma 27 jogos com 12 vitórias, sete empates e oito derrotas — aproveitamento de 53%. O Botafogo segue em busca de uma vaga na Libertadores de 2026.

O próximo desafio da equipe será neste domingo (9), às 16h, contra o Vitória, no Barradão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.