Após temporal, prefeitura de Campo Grande mantém equipes nas ruas e cidade segue em alerta
Defesa Civil, Sisep, Agetran e outros órgãos atuam em força-tarefa para minimizar danos causados pela chuva e ventos fortes
TEMPOEquipes da Prefeitura de Campo Grande seguem mobilizadas nas ruas desde a tarde desta quarta-feira (5), em resposta ao forte temporal que atingiu a cidade. Com registro de ventos de quase 90 km/h e 27,5 milímetros de chuva em apenas 25 minutos, a capital de Mato Grosso do Sul permanece em estado de atenção, com previsão de mais instabilidade nas próximas 48 horas.
A operação envolve a remoção de árvores caídas, apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, distribuição de lonas para imóveis danificados e manutenção da sinalização de trânsito. De acordo com a Central 156, foram registradas cerca de 40 ocorrências relacionadas à queda de árvores.
Força-tarefa intersetorial segue nas ruas - A força-tarefa foi determinada pela prefeita Adriane Lopes e reúne equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas), Defesa Civil, Emha (Agência Municipal de Habitação), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), além de outros órgãos municipais. A previsão é de que os trabalhos continuem ao longo dos próximos dias, com prioridade para as áreas mais afetadas.
“Já temos equipes nas ruas e atuando em parceria. De domingo até hoje, já registramos mais de 50 chamados apenas pela Defesa Civil”, informa Enéas de Carvalho Netto, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil. Segundo ele, todas as equipes permanecerão mobilizadas até que as ocorrências emergenciais sejam resolvidas.
Ação rápida para evitar acidentes - Durante o temporal, a Agetran já havia deslocado agentes para monitorar pontos críticos, especialmente onde havia risco de queda de árvores ou alagamentos que ameaçavam o tráfego. Alguns semáforos foram afetados por falta de energia elétrica e permanecem inoperantes em determinadas regiões da cidade. As equipes de manutenção seguem trabalhando para restabelecer os equipamentos, dependendo do retorno do fornecimento por parte da concessionária responsável.
Cidade em Alerta Laranja - De acordo com o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul), a Capital permanece sob Alerta Laranja, com possibilidade de novos temporais nas próximas 48 horas. A condição exige atenção redobrada por parte da população, especialmente em regiões onde o solo já se encontra encharcado e o risco de quedas de árvores e deslizamentos é maior.
A Prefeitura reforça que em caso de emergências relacionadas às chuvas, a população deve acionar os serviços públicos por meio do telefone 156, da Ouvidoria Municipal.