EUA lamentam mortes de policiais em megaoperação no Rio e oferecem apoio ao Brasil
Departamento de Justiça norte-americano enviou carta ao governo fluminense após ação policial que terminou com 121 mortos
MUNDOO governo dos Estados Unidos manifestou pesar pelas mortes de quatro policiais brasileiros durante a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes. Em carta enviada ao secretário estadual de Segurança, Victor Santos, o Departamento de Justiça norte-americano ofereceu apoio ao Brasil.
O documento, assinado por James Sparks, representante da divisão de Repressão às Drogas, foi enviado uma semana após a ofensiva, classificada como uma das mais letais da história do estado. “Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado”, diz a carta. O texto também coloca o governo dos EUA à disposição para “qualquer apoio que se faça necessário”.
A operação, batizada de Contenção, tinha como alvo integrantes do Comando Vermelho e buscava cumprir 100 mandados de prisão, incluindo ordens judiciais vindas do estado do Pará. Segundo a polícia, 117 dos mortos estariam ligados ao crime organizado. Quatro policiais — dois militares do Bope e dois civis — morreram durante o confronto.
Entre os principais alvos estava Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca ou Urso, considerado uma das lideranças da facção fora da prisão. Ele conseguiu escapar e segue foragido.
A carta americana reforça o interesse dos Estados Unidos em manter cooperação com o Brasil no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.