04 de novembro de 2025 - 19h30

Abel completa 5 anos no Palmeiras e elogia Leila Pereira em homenagem no clube

Técnico mais vitorioso da história do clube, português recebeu camisa comemorativa e destacou apoio da presidente

FUTEBOL BRASILEIRO
Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em outubro de 2020 - (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

O técnico Abel Ferreira foi homenageado nesta segunda-feira (4) pelo Palmeiras pelos cinco anos à frente do clube, completados no último dia 30 de outubro. A celebração aconteceu na Academia de Futebol e contou com a presença da presidente Leila Pereira e do vice-presidente Paulo Buosi, que entregaram ao treinador uma camisa comemorativa.

Desde que chegou ao clube em 2020, Abel se tornou o técnico mais vitorioso da história do Palmeiras, igualando-se a Oswaldo Brandão com dez títulos conquistados. O português é o único treinador a vencer todos os principais torneios disputados pelo clube: Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Paulista, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Também é o primeiro a conquistar ao menos um troféu por temporada durante cinco anos consecutivos.

Emocionado com a homenagem, Abel destacou a surpresa por alcançar essa longevidade no futebol brasileiro e enalteceu a estrutura e a gestão do clube. Em sua fala, demonstrou gratidão à presidente Leila Pereira e fez questão de elogiar sua postura à frente da instituição. Segundo ele, a dirigente representa os valores do clube e oferece todas as condições para que a comissão técnica possa trabalhar com foco e profissionalismo. “Tenho uma gratidão, uma estima e uma admiração muito grande pela nossa presidente, que carrega aquilo que são os valores do nosso clube: ser sério, honesto, verdadeiro. Ser correto com os nossos funcionários, leal com os nossos colaboradores, com os nossos patrocinadores e ajudar o futebol a ser melhor”, declarou.

Abel comanda uma comissão técnica formada por outros cinco portugueses: João Martins, Vitor Castanheira, Carlos Martinho e Tiago Costa. Juntos, somam 387 jogos à frente do Palmeiras, com 226 vitórias, 91 empates, 70 derrotas, 661 gols marcados e 312 sofridos. A consistência do trabalho, em um cenário onde a troca de técnicos é constante, é vista como um dos fatores decisivos para o sucesso do clube nos últimos anos.

A celebração dos cinco anos de Abel Ferreira aconteceu dias após o time golear a LDU por 4 a 0 e garantir vaga na final da Libertadores. O próximo compromisso do Verdão será nesta quinta-feira (7), contra o Santos, no Allianz Parque, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.