Liverpool domina, vence Real Madrid e reacende esperança na Champions
Mac Allister marca em Anfield após atuação heroica de Courtois, e ingleses encostam nos líderes do grupo
CHAMPIONS LEAGUEO Liverpool que entrou em campo nesta terça-feira (3) em Anfield estava longe de ser o mesmo que havia acumulado quatro derrotas consecutivas semanas atrás. Com intensidade do início ao fim, os ingleses superaram a estrela de Thibaut Courtois, venceram o Real Madrid por 1 a 0 e se igualaram aos espanhóis com nove pontos na tabela, embolando a briga por vaga nas oitavas da Liga dos Campeões.
O gol decisivo foi marcado pelo argentino Mac Allister, de cabeça, no segundo tempo, após cobrança de falta de Szoboszlai. A bola só entrou depois de uma análise detalhada do VAR. Antes disso, o goleiro Courtois acumulou defesas difíceis e impediu o que poderia ter sido uma goleada histórica dos donos da casa.
O cenário em Anfield começou a se desenhar logo nos primeiros minutos. O Liverpool foi para cima com marcação alta, volume ofensivo e finalizações frequentes, enquanto o Real Madrid se defendia como podia. Apostando em um esquema mais fechado, o técnico Xabi Alonso escalou quatro meio-campistas e apenas dois atacantes: Vini Jr. e Mbappé.
Courtois foi o nome da primeira etapa. O belga salvou cara a cara com Szoboszlai, desviou chutes de longa distância, saiu do gol para cortar lançamentos e ainda se esticou em cabeçadas de Van Dijk e Ekitike no segundo tempo. Mas, apesar dos milagres, acabou vencido no lance aéreo de Mac Allister, quando a defesa espanhola não conseguiu acompanhar a movimentação do argentino.
Diferentemente de outras atuações, Vini Jr. teve dificuldades para escapar da marcação dupla e, ainda no primeiro tempo, levou um cartão amarelo por falta na recomposição defensiva. Mbappé também foi discreto. O Real só levou real perigo com Bellingham, mas o goleiro Mamardashvili fez a defesa.
Na reta final, Xabi Alonso acionou Rodrygo, que entrou para formar o trio ofensivo com Vini Jr. e Mbappé. A equipe espanhola criou mais, porém sem eficiência para mudar o resultado. A derrota encerra a invencibilidade do time na Champions e reacende o sinal de alerta no grupo.
A vitória tem um sabor especial para o Liverpool, que vinha acumulando decepções diante do Real Madrid. A equipe inglesa foi derrotada pelos merengues nas finais de 2017/18 e 2021/22, além da eliminação nas quartas de final da última temporada. O triunfo em Anfield quebra a escrita e impulsiona os Reds na reta decisiva da fase de grupos.
Demais resultados da rodada
Atlético de Madrid 3 x 1 Union Saint-Gilloise
Bodo/Glimt 0 x 1 Monaco
Juventus 1 x 1 Sporting
Olympiacos 1 x 1 PSV
Tottenham 4 x 0 Copenhague