Betina, a assistente virtual do Grupo Pereira, completa 5 anos com mais de 260 milhões de interações
Ferramenta com inteligência artificial apoia mais de 22 mil colaboradores por mês e também atende clientes via WhatsApp
INTELIGÊNCIA CORPORATIVAEm 2020, quando o mundo inteiro buscava novas formas de trabalhar, o Grupo Pereira lançava sua própria revolução silenciosa: uma assistente virtual chamada Betina. Criada inicialmente como uma solução de automação para simplificar processos internos, Betina rapidamente cresceu — em funções, inteligência e importância.
Cinco anos depois, o resultado impressiona. São mais de 260 milhões de interações realizadas desde sua criação. Por mês, a assistente troca 4,3 milhões de mensagens com cerca de 22 mil colaboradores, sempre pronta, 24 horas por dia, para resolver demandas de RH, como agendamento de férias, marcação de ponto, solicitações de viagem e muito mais.
A engrenagem que move Betina combina as áreas de Gente & Gestão com Tecnologia da Informação. O resultado é uma plataforma que hoje conta com mais de 60 funcionalidades, todas integradas à rotina dos funcionários do Grupo — que, vale lembrar, é o sétimo maior varejista do Brasil.
Mas Betina não parou por aí. Com o tempo, a assistente também passou a atuar na linha de frente do relacionamento com o cliente, via WhatsApp. Responde dúvidas, orienta sobre produtos, acompanha pedidos e ajuda no suporte comercial.
Para Douglas Uesato, gerente de Digital e Inovação, Betina tornou-se uma aliada estratégica ao automatizar processos, centralizar informações e manter todos — do estoque ao caixa, do escritório ao cliente — conectados.