04 de novembro de 2025 - 17h15

Alcolumbre e Moraes discutem medidas contra crime organizado

Encontro entre presidente do Senado e ministro do STF ocorre após instalação de CPI que investigará atuação de facções e milícias

POLÍTICA
O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre - (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, se reuniram nesta terça-feira (4) para tratar de ações conjuntas no combate ao crime organizado. O encontro ocorreu no mesmo dia em que foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado.

Segundo nota divulgada pela presidência da Casa, Alcolumbre reafirmou o compromisso do Congresso Nacional em colaborar com soluções legislativas que fortaleçam a segurança pública e protejam a população. O foco do diálogo com Moraes também incluiu o uso de tecnologias para o enfrentamento à criminalidade no Brasil.

A CPI recém-instalada tem o objetivo de investigar a estruturação e expansão de facções e milícias, bem como seu funcionamento, fontes de financiamento e infiltração em setores legais da economia. O colegiado terá 120 dias para concluir os trabalhos, com possibilidade de prorrogação.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito presidente da CPI, com Hamilton Mourão (Republicanos-RS) na vice-presidência. O relator será o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que já anunciou foco em temas como lavagem de dinheiro, sistema prisional e controle de armas.