Iury de Oliveira | 04 de novembro de 2025 - 13h00

MS e SP firmam pacto para ações conjuntas em clima e sustentabilidade

Governadores assinam protocolo que integra políticas para prevenção de incêndios, restauração ecológica e transição energética

MEIO AMBIENTE
O governador Eduardo Riedel assinando o protocolo acompanhado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, durante o evento em São Paulo. - (Fotos: João Valério/GovSP)

Em um movimento conjunto para fortalecer a agenda climática e o desenvolvimento sustentável no país, os governos de Mato Grosso do Sul e São Paulo firmaram, nesta terça-feira (4), um protocolo de intenções durante o “Summit Agenda SP+Verde”, realizado na capital paulista. O acordo propõe uma série de ações articuladas entre os dois estados com foco na preservação ambiental, infraestrutura verde e integração logística.

O documento foi assinado pelos governadores Eduardo Riedel (MS) e Tarcísio de Freitas (SP), além dos secretários Jaime Verruck (Semadesc/MS) e Natália Resende (Meio Ambiente/SP). Também participaram da abertura do evento o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário de Governo de MS, Rodrigo Perez.

Integração regional para o desenvolvimento sustentável - A parceria reconhece a necessidade de cooperação entre os estados para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e promover um modelo de crescimento sustentável. A carta considera a importância da integração de políticas públicas nas áreas ambiental, logística e de infraestrutura como forma de fortalecer a resiliência climática, conservar a biodiversidade e estimular o uso racional dos recursos naturais.

“Assinei com o governador Tarcísio um protocolo de intenções em áreas como infraestrutura, preservação, combate a incêndios e restauração de áreas degradadas. Foi um debate muito produtivo, especialmente sobre temas como geração de energia renovável, florestas plantadas, uso da celulose na geração de energia e captura de carbono”, afirmou Riedel após a assinatura do acordo.

Cooperação em múltiplas frentes - O protocolo formaliza a intenção dos governos de atuarem em conjunto em cinco eixos principais: prevenção e combate a incêndios, restauração ecológica e corredores de biodiversidade, infraestrutura verde e integração logística, governança e intercâmbio técnico, e soluções para o escoamento de cargas.

Com essa articulação, os estados pretendem avançar em ações de impacto direto na redução de emissões de carbono, na prevenção de desastres ambientais e na promoção de uma economia mais limpa e resiliente. A hidrovia Paraná e o uso de biometano e biocombustíveis também estão entre os temas estratégicos da parceria.

Governadores de MS e SP discutem ações conjuntas em clima, energia limpa e preservação ambiental

Reconhecimento e alinhamento de agendas - Durante o evento, a secretária de Meio Ambiente de SP, Natália Resende, destacou a sinergia entre as políticas dos dois estados. “Vamos estreitar a relação com o Mato Grosso do Sul nas áreas de biometano, biocombustíveis, prevenção de incêndios e restauração. Temos proximidade territorial e alinhamento de agenda. Fico muito feliz com essa parceria.”

O governador Tarcísio de Freitas também reforçou a importância da integração com o setor produtivo na agenda ambiental. “Agro e sustentabilidade têm tudo a ver. O Brasil tem grande potencial agroambiental. O produtor entendeu que preservar o solo e as nascentes significa mais produtividade e mais água. Temos uma riqueza enorme no campo, essencial para a transição energética”, afirmou.

Cenário nacional e impacto regional - O “Summit Agenda SP+Verde” é considerado um evento pré-COP e reúne lideranças públicas, empresariais e acadêmicas para discutir caminhos viáveis para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Promovido pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da capital e a Universidade de São Paulo (USP), o encontro serve como plataforma de cooperação multissetorial e articulação de políticas verdes com impacto nacional.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, elogiou a gestão fiscal e ambiental de Mato Grosso do Sul. “É uma alegria receber aqui este grande governador. Riedel tem nos inspirado. Aqui também trabalhamos com responsabilidade fiscal, o que tem tudo a ver com sustentabilidade e meio ambiente”, comentou.

Com a assinatura da carta de intenções, Mato Grosso do Sul e São Paulo dão um passo estratégico para consolidar a cooperação regional em temas ambientais e contribuir para a formulação de soluções sustentáveis no país.