Da Redação | 04 de novembro de 2025 - 11h25

Projeto leva concerto de música erudita à Escola Irene Szukala em Campo Grande

Ação do grupo Opus Vivare integra iniciativa nacional que democratiza o acesso à música clássica nas escolas

CULTURA
Grupo Opus Vivare leva música erudita a alunos da Escola Municipal Irene Szukala, em Campo Grande. - (Foto: Divulgação)

O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” realiza, nesta terça-feira (4), às 9h30, sua quarta apresentação em Campo Grande, na Escola Municipal Irene Szukala, localizada no Jardim das Hortências, região sul da cidade.

A instituição, que atende 1.975 alunos da Educação Infantil ao 9º ano, será palco de uma experiência sensorial e inclusiva, que busca aproximar crianças e adolescentes da música clássica por meio de uma proposta leve, interativa e educativa. Cerca de 330 estudantes, com idades entre 11 e 16 anos, devem participar da atividade.

A realização do concerto foi um pedido da diretora-adjunta Marilene de Araújo, que conheceu o projeto pelas redes sociais e articulou sua chegada à comunidade escolar.

“Vi a divulgação nas redes e entrei em contato com o Evandro para trazermos o concerto à escola. Acreditamos no poder transformador da arte e, principalmente, da música — que nos humaniza”, destacou a educadora.

O projeto é conduzido pelo grupo Opus Vivare, formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino). Desde 2023, o trio percorre escolas, universidades e instituições sociais levando apresentações de música erudita a diferentes públicos.

Criada há dois anos, a iniciativa já passou por nove municípios de Mato Grosso do Sul, com mais de 20 apresentações e um público que supera 2 mil pessoas.

A ação é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio de edital executado pela Fundac e Prefeitura de Campo Grande, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O circuito do projeto será encerrado em 25 de novembro, com apresentação na Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, no Distrito de Anhanduí.