Associated Press | 04 de novembro de 2025 - 07h20

Israel devolve 45 corpos de palestinos após Hamas entregar restos de soldados

Troca humanitária de corpos ocorre durante trégua mediada pelos EUA e supervisionada pela Cruz Vermelha

FAIXA DE GAZA
Como parte do cessar-fogo em Gaza, a repatriação de corpos soma 270 palestinos e 20 reféns trocados desde o início do acordo - (Foto: Arte Metrópoles/Carla Sena)

Em mais um gesto humanitário durante a trégua temporária no conflito, o governo de Israel devolveu nesta segunda-feira (3) os corpos de 45 palestinos à Faixa de Gaza. A entrega ocorre um dia após o Hamas repassar os restos mortais de três soldados israelenses mortos durante o ataque de 7 de outubro de 2023, marco inicial da guerra no território.

A troca foi intermediada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, com apoio dos Estados Unidos, que buscam consolidar um cessar-fogo mais duradouro entre as partes.

Desde o início da trégua, iniciada há algumas semanas, o Hamas já entregou os corpos de 20 reféns israelenses. Em contrapartida, Israel repatriou os restos mortais de 270 palestinos, segundo fontes oficiais. Os corpos palestinos entregues nesta segunda estavam sob custódia israelense, alguns deles desde ataques anteriores à guerra atual.

As trocas fazem parte de negociações paralelas que buscam não apenas amenizar as tensões, mas também recuperar vítimas civis e militares da guerra, que já dura mais de um ano e deixou milhares de mortos dos dois lados.