03 de novembro de 2025 - 15h50

CBF detalha planejamento da seleção brasileira para a Copa do Mundo do próximo ano

Com jogos na Europa e treinos no Brasil, preparação visa dar suporte total ao trabalho de Ancelotti na busca pelo hexa

SELEÇÃO BRASILEIRA
Carlo Ancelotti e Rodrigo Caetano conversam antes de divulgação da lista de convocados para os amistosos de novembro. - (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta segunda-feira (4) os detalhes do planejamento da seleção brasileira rumo à Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. De acordo com o coordenador de seleções masculinas, Rodrigo Caetano, a programação inclui amistosos contra seleções europeias e treinos em solo nacional antes do embarque para a competição.

Em entrevista coletiva antes do anúncio da nova convocação feita por Carlo Ancelotti, Caetano explicou que a seleção utilizará a próxima Data Fifa, em março de 2026, para disputar dois amistosos nos Estados Unidos, tendo como prioridade enfrentar adversários do continente europeu.

“Nós teremos dois amistosos no ano que vem em março, nos Estados Unidos, contra seleções europeias, o que vem contemplar todo o nosso planejamento até aqui. Porém, ainda precisamos desta Data Fifa de novembro para poder confirmar os adversários”, afirmou o dirigente. Segundo ele, a definição dos confrontos depende da conclusão das Eliminatórias da Europa, ainda em andamento.

Apesar de ainda não estarem confirmadas, França e Croácia são as principais preferências da CBF para os amistosos de março. No entanto, se alguma delas precisar disputar a repescagem continental para garantir vaga na Copa, os jogos seriam inviabilizados por conflito de datas.

“Todos sabem que as seleções da Europa ainda estão no seu período de eliminatórias, então qualquer confirmação depende disso. Mas queremos testes de alto nível”, reforçou Caetano.

A preparação final para a Copa também contará com um período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), casa da seleção. A proposta é começar os trabalhos no Brasil, com presença da torcida, e finalizar nos Estados Unidos, próximo ao local da estreia.

“Tentaremos também realizar um jogo amistoso antes da nossa ida para a Copa do Mundo, e encerrar a preparação com mais um amistoso lá nos Estados Unidos, para depois nos direcionarmos para o nosso base camp”, explicou o coordenador.

A ideia é proporcionar ao técnico Carlo Ancelotti um ambiente controlado e adequado para ajustes finais no elenco, que está em processo de renovação desde sua chegada. A CBF pretende garantir que o treinador tenha o suporte necessário para definir a equipe que disputará o hexacampeonato.

A abertura da Copa do Mundo de 2026 está marcada para o dia 11 de junho. Até lá, a seleção terá os dois amistosos em março, mais uma fase de treinos e dois amistosos preparatórios no mês de junho — um no Brasil e outro nos EUA. Os locais e adversários desses confrontos ainda serão confirmados, dependendo da agenda internacional.