Flávia Said e Luci Ribeiro | 02 de novembro de 2025 - 20h30

Lula promete levar energia elétrica a aldeia indígena no Pará

Durante encontro com o povo Kumaruara, presidente afirmou que o governo vai instalar energia na Aldeia Vista Alegre e destacou o uso de energia solar como alternativa sustentável.

VISITA AO PARÁ
Presidente Lula participa de encontro com o povo Kumaruara e promete levar energia elétrica à Aldeia Vista Alegre - (Foto: Reprodução/Instagram)

Em visita à Aldeia Vista Alegre, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu levar energia elétrica à comunidade indígena Kumaruara. O encontro ocorreu neste domingo (2) e contou com a presença das ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente), além da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.

Durante uma roda de conversa com caciques locais, Lula disse ter se surpreendido com a falta de eletricidade na aldeia. “Uma coisa que eu estranhei: eu pensei que tinha energia, porque eu estou vendo uma luz acesa aqui, e vi que todo mundo se queixou. Hoje a energia é a coisa mais fácil de fazer. Podemos usar placa solar, preservar o ambiente e trazer energia para vocês — e eu prometo que isso vai acontecer”, afirmou o presidente.

A declaração reforça o compromisso do governo com o acesso a serviços básicos em comunidades indígenas e o uso de fontes renováveis de energia.

Após a fala de Lula, Joenia Wapichana destacou os avanços nas políticas para os povos indígenas e anunciou a chegada de 502 novos servidores à Funai, o que deve fortalecer as ações de demarcação de terras e apoio às comunidades.

Segundo ela, o processo de demarcação da Terra Indígena Munduruku, declarada em 2016, segue em andamento e deve ser concluído até o primeiro semestre de 2026. “Eu quero agradecer o governo e o presidente Lula por reforçar a Funai. Estamos garantindo recursos e estrutura para avançar na demarcação”, disse.