AP | 02 de novembro de 2025 - 19h00

Ataque a facadas em trem deixa dez feridos graves no leste da Inglaterra

Passageiros entraram em pânico após agressão dentro de trem com destino a Londres; dois suspeitos foram presos e polícia ainda investiga a motivação.

ATAQUE NA INGLATERRA
Equipes de emergência atuam na estação de Huntingdon após ataque a facadas em trem com destino a Londre - Foto: Kirsty Wigglesworth/AP

Dez pessoas permanecem internadas neste domingo (2), nove delas em estado grave, após um ataque a facadas dentro de um trem com destino a Londres, no leste da Inglaterra. De acordo com a Polícia de Transportes Britânica, dois suspeitos foram presos e a investigação conta com o apoio da unidade antiterrorismo.

O episódio ocorreu no sábado (1º), quando o trem que partiu de Doncaster, no norte do país, fez uma parada de emergência na cidade de Huntingdon, a cerca de 120 quilômetros da capital britânica. Passageiros em pânico deixaram os vagões com roupas e mãos cobertas de sangue.

“Dez pessoas foram levadas ao hospital, nove delas com ferimentos que ameaçam a vida”, informou a corporação em comunicado. O caso foi inicialmente tratado como um incidente grave, e o protocolo “plato” — usado em situações que podem envolver terrorismo — chegou a ser acionado, mas foi posteriormente revogado.

Segundo o chefe-superintendente Chris Casey, ainda é cedo para determinar o que motivou o ataque. “Estamos conduzindo diligências urgentes para entender o que aconteceu, e pode levar algum tempo até termos mais informações. Neste estágio, não seria apropriado especular”, afirmou.

O ministro da Defesa, John Healey, declarou à Sky News que a avaliação inicial indica tratar-se de “um episódio isolado”. Já o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que seus “pensamentos estão com todos os afetados” pelo “terrível incidente”.

Testemunhas relataram cenas de desespero. O passageiro Olly Foster contou à BBC que ouviu gritos de alerta: “Corram, corram, há um cara literalmente esfaqueando todo mundo.” Ele pensou se tratar de uma brincadeira de Halloween, até perceber que tinha sangue nas mãos ao se apoiar em uma cadeira.

Policiais fortemente armados, equipes médicas e helicópteros de resgate foram mobilizados. As forças de segurança conseguiram conter o ataque rapidamente após a chegada do trem à estação de Huntingdon. Agentes forenses e cães farejadores vasculharam a área.

A London North Eastern Railway (LNER), operadora do serviço ferroviário, confirmou que o ataque ocorreu em um de seus trens e alertou para grandes interrupções na rota até segunda-feira (3).

O prefeito de Cambridgeshire e Peterborough, Paul Bristow, descreveu relatos de “cenas horrendas” dentro do trem.