01 de novembro de 2025 - 12h15

FilipeLuis destaca: "olho no SãoPaulo", não em disputa com Palmeiras

Após vitória do Flamengo que o coloca provisoriamente à frente do Palmeiras, técnico evita falar em título e cobra foco já na próxima rodada.

ESPORTE
Filipe Luís destaca superioridade do Flamengo mesmo após empate com o Grêmio. - (Foto: Globo)

O técnico Filipe Luis disse nesta segundafeira que o foco do Flamengo não está na disputa direta com o Palmeiras ou numa possível decisão de título, mas sim no próximo confronto diante do São Paulo, refletindo uma postura pragmática após o triunfo por ampla margem sobre o Sport, no sábado (1º), no Maracanã.

Com a vitória, o Flamengo assumiu temporariamente a liderança do Brasileirão e ultrapassou o Palmeiras — adversário recente em finais de Libertadores e sempre presente no debate de troféus. No entanto, Filipe Luis cortou qualquer ilusão imediata. “Sou muito ruim em fazer previsões. Se quem faz previsões acertasse, o futebol não teria graça e os apostadores estariam ricos… e estão todos com problemas”, afirmou ao ser questionado sobre chances de título. Em seguida, acrescentou: “Então o que temos que fazer é pensar no próximo jogo”.

O treinador frisou que o único adversário que ocupa os seus pensamentos é o SãoPaulo. “Está muito longe da final (da Libertadores), eu sei que vocês querem saber da final, querem falar da final... a única coisa que passa na minha cabeça é SãoPaulo. E essa é a minha mensagem que eu tenho passado para os meus jogadores: o que está na nossa cabeça é a próxima rodada.” Afirmou ainda: “É a única coisa que importa. É o que está ao nosso alcance, que está na nossa mão, o que podemos fazer é tentar ganhar do SãoPaulo na próxima rodada”.

Na análise da partida contra o Sport, Filipe Luis fez questão de exaltar o papel da torcida rubro-negra. Com quase 70 mil presentes no Maracanã, os torcedores ajudaram a reverter um primeiro tempo abaixo do esperado e impulsionaram a equipe no segundo. “Eu não tenho dúvida que a torcida foi fator determinante nessa vitória. Porque quando entram em campo jogadores que não estão em seu melhor momento, como (Samu) Lino, BrunoHenrique... não estão com a confiança elevada... eles não receberam a cobrança que costumam receber com a torcida do Flamengo.” Ele completou: “É importante que a torcida saiba que eles (os torcedores) foram determinantes na recuperação dos jogadores no decorrer do jogo”.

Filipe Luis observou que à medida que o tempo avançava e a torcida empurrava, os atletas foram elevando o rendimento: “Conforme foram passando os minutos os jogadores foram melhorando e acabou fazendo gol (BrunoHenrique), acabou recuperando toda a confiança. O Lino acabou jogando bem, sendo muito importante até o final do jogo”. Ele finalizou: “Gostaria que o torcedor entendesse a potência e a capacidade que tem na hora de mudar a performance de um jogador”.

Com o compromisso marcado para quartafeira (5), diante do SãoPaulo na VilaBelmiro, o Flamengo já mira a próxima meta, sem permitir que o simbolismo da liderança ou a proximidade com o Palmeiras desvie o foco coletivo. Do outro lado, o Palmeiras entra em campo no domingo (2) contra o Juventude, no Sul do país: em caso de vitória, o time alviverde retoma a ponta do campeonato.