30 de outubro de 2025 - 20h50

Lanús elimina Universidad de Chile e enfrentará o Atlético-MG na final da Sul-Americana

Time argentino vence em casa por 1 a 0, garante vaga na decisão continental e reencontra o Galo no Defensores del Chaco, dia 22 de novembro

SUL-AMERICANA
Lanus venceu por 1 a 0 após empate por 2 a 2 no Chile - (Foto: Luis Robayo/AFP)

Com uma atuação segura e impulsionado por sua torcida em La Fortaleza, o Lanús venceu a Universidad de Chile por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (29), em Buenos Aires, e garantiu vaga na grande final da Copa Sul-Americana 2025. O gol da classificação foi marcado por Rodrigo Castillo, no segundo tempo.

O duelo marcou o jogo de volta da semifinal. Na ida, no Estádio Nacional de Santiago, as equipes empataram por 2 a 2, o que aumentou a tensão do confronto decisivo na capital argentina. A classificação marca o retorno do Lanús a uma final continental após cinco anos — a terceira em sua história na Sul-Americana.

O adversário na decisão será o Atlético-MG, que já havia garantido vaga na final. O confronto será disputado em jogo único, no dia 22 de novembro, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Desde os primeiros minutos, o Lanús se mostrou mais organizado e dominou as ações ofensivas. A equipe argentina teve um gol anulado de Marcelino Moreno ainda no primeiro tempo, após revisão do VAR. Na etapa complementar, a pressão seguiu até que, aos 16 minutos, Moreno achou Rodrigo Castillo com um passe preciso. O atacante driblou o goleiro Castellón e mandou para o fundo das redes, decretando a vitória.

A Universidad de Chile tentou responder com bolas alçadas e contra-ataques, mas sem ameaçar de forma efetiva o goleiro Losada. O time chileno também teve um gol anulado, com Di Yorio em posição de impedimento.

O Lanús chega à final da Sul-Americana com a chance de conquistar o segundo título na competição. Em 2013, o clube foi campeão ao derrotar a Ponte Preta na final. Já em 2020, acabou vice, perdendo para o Defensa y Justicia.

Além da vaga, a vitória teve um toque simbólico: o jogo foi disputado no dia que seria o aniversário de 65 anos de Diego Maradona, nascido justamente no bairro de Lanús.

Ficha técnica

Lanús 1 x 0 Universidad de Chile
Gol: Rodrigo Castillo, aos 16 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Agustín Cardozo e Lautaro Acosta (Lanús); Leandro Fernández (Universidad de Chile)
Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)
Local: Estádio La Fortaleza, Buenos Aires (ARG)
Público e renda: Não divulgados

Lanús: Losada; Gonzalo Pérez, Izquierdoz, Canale e Marcich; Medina (Muñoz), Agustín Cardozo, Salvio (Armando Méndez), Marcelino Moreno (Canelo) e Carrera (Watson); Rodrigo Castillo (Walter Bou). Técnico: Mauricio Pellegrino.

Universidad de Chile: Castellón; Hormazábal, Calderón (Contreras) e Zaldivia; Altamirano, Aránguiz, Poblete, Guerrero (Leandro Fernández) e Salomoni (Sepúlveda); Nicolás Guerra e Lucas Di Yorio. Técnico: Gustavo Álvarez.