Carlos Guilherme | 30 de outubro de 2025 - 11h00

Confiança do comércio volta a subir em Campo Grande após dois meses de queda

Comerciantes estão mais otimistas com o fim de ano, apesar das críticas à economia

CAPITAL
Após dois meses de queda, confiança do comércio cresce em Campo Grande com expectativa para o fim do ano. - (Foto: Divulgação)

O comércio de Campo Grande encerrou outubro com um cenário mais otimista. Depois de dois meses seguidos de queda, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) voltou a subir e fechou o mês com 101,9 pontos, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A melhora veio puxada por dois fatores: a percepção de que a situação atual da economia não está tão ruim quanto antes, e a expectativa de que o fim de ano traga mais movimento no setor. A intenção de contratar também cresceu, especialmente por causa das vagas temporárias.

Apesar disso, o sentimento geral ainda é de cautela. Quase 83% dos empresários entrevistados acreditam que a economia piorou nos últimos meses. Em contrapartida, 45,9% dizem que a situação de suas próprias empresas melhorou, o que mostra uma diferença entre o que se vê no país e o que se sente no caixa.

Segundo Regiane Dedé de Oliveira, economista da Fecomércio MS, o comércio está reagindo. "Mesmo com juros altos e instabilidade, os últimos meses do ano sempre trazem uma expectativa de melhora, com aumento nas vendas e contratações temporárias", afirma.

A pesquisa é feita mensalmente com empresários do setor, e os dados de outubro foram coletados na segunda quinzena de setembro.